"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CARLOS FIOLHAIS NA BIBLIOTECA PÚBLICA DE ÉVORA

Carlos Fiolhais, nome maior da Física em Portugal, vem à Biblioteca Pública de Évora para aconselhar "Dez Livros de Física para Toda a Gente", em mais uma sessão das Leituras da Ciência, Artes e Sociedade, um programa de divulgação da leitura e promoção da cultura científica. É já na próxima sexta-feira, dia 26, às 21.30 horas.

Leituras da Ciência, Artes e Sociedade
CARLOS FIOLHAIS apresenta

"Dez Livros de Física Para Toda a Gente"
26 de Outubro, 21.30h

Carlos Fiolhais, nome maior da Física em Portugal, vem à Biblioteca Pública de Évora para aconselhar "Dez Livros de Física para Toda a Gente", em mais uma sessão das Leituras da Ciência, Artes e Sociedade, um programa de divulgação da leitura e promoção da cultura científica. É já na próxima sexta-feira, dia 26, às 21.30 horas.

Com as Leituras de Ciência, Artes e Sociedade, a BPE pretende trazer a Évora figuras de relevo dos vários quadrantes da nossa sociedade, abarcando áreas que vão desde a Ecologia à Arquitectura, passando pela Astronomia ou a Sociologia. Desta vez, a área abordada será a Física.

O esquema das sessões é relativamente simples. É convidado um animador – Carlos Fiolhais, nesta sessão –, que em traços gerais, falará acerca da sua disciplina ou área científica. Durante a sessão, o animador vai aconselhando livros relativos à sua área, acompanhando com leituras de excertos. Nesta sessão vão ser abordadas obras como "Cosmos", de Carl Sagan, "História dos Balões" e "A Física no Dia-a-Dia", de Rómulo de Carvalho ou "Breve História do Tempo", de Stephen Hawking.


Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa em 1956. Licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra em 1978 e doutorou-se em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt/Main, Alemanha, em 1982. É Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra desde 2000. Foi professor convidado em universidades de Portugal, Brasil e Estados Unidos. Publicou 35 livros, entre os quais "Física Divertida" (este um best-seller, com 18000 exemplares vendidos até agora, nas 6 edições), "Ciência a Brincar", e vários manuais escolares de Física e Química desde o 8.º ao 12.º ano. É autor de cem artigos científicos em revistas internacionais (um dos quais com mais de 4000 citações) e de mais de 400 artigos pedagógicos e de divulgação. Ganhou em 1994 o Prémio União Latina / JNICT de tradução científica, com a obra "Física Nuclear", publicada pela Gulbenkian. Ganhou o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência de 2004 atribuído pela SIC e pela "Caras" em 2005. Foi agraciado pelo Presidente da República com a Ordem do Infante D. Henrique em 2005. Recebeu o Prémio Inovação do Fórum III Milénio e o Prémio Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora em 2006.

Os seus interesses científicos centram-se na Física Computacional da Matéria Condensada e no Ensino e História das Ciências. Foi fundador e Director do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde procedeu à instalação do que é o maior computador português para cálculo científico ("Centopeia", um sistema paralelo de cem máquinas, a que se seguiu a "Milipeia", um supercomputador com 520 nós). Organizou numerosos encontros e escolas, nacionais e internacionais. Tem coordenado vários projectos de investigação e supervisionado vários estudantes de mestrado e doutoramento. Participou em numerosas acções, conferências e colóquios promovendo a ciência e a cultura científica. Criou o portal de ciência www.mocho.pt.

Dirige a revista "Gazeta de Física" da Sociedade Portuguesa de Física e é membro da comissão editorial das revistas "Europhysics News" e "European Journal of Physics", da Sociedade Europeia de Física, e "Física na Escola" e "Revista Brasileira do Ensino da Física", da Sociedade Brasileira de Física. Foi Director do Centro de Informática da Universidade de Coimbra e da Biblioteca do Departamento de Física da Universidade de Coimbra (onde criou a Biblioteca Rómulo de Carvalho de Cultura Científica). Foi Presidente do Conselho de Investigação do Instituto Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, membro do Conselho Científico da Fundação para a Ciência e Tecnologia e é membro dos corpos gerentes do Forum Internacional dos Investigadores Portugueses. É colaborador do jornal "O Primeiro de Janeiro" e do semanário "Sol" e foi colaborador dos jornais "Público". "Expresso", "Visão", etc. Foi consultor do programa "Megaciência" para a televisão SIC. É consultor do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra. É actualmente Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, onde tem concretizado vários projectos relativos ao livro e à cultura.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,527,669