Notícias
JARDIM DE MULHERES
Jardim de Mulheres é a nova proposta da Porto Editora na área da ficção. Um romance que tem África como cenário e que consagra a ex-jornalista da BBC Aminatta Forna.
| África na voz de quatro mulheres Jardim de Mulheres é o segundo romance de Aminatta Forna, uma antiga jornalista da BBC Título: Jardim de Mulheres |
Agora que o Outono começa, a Porto Editora sugere um romance que não deixa esquecer as cores da Primavera e do Verão. Jardim de Mulheres, segunda obra da ex-jornalista da BBC Aminatta Forna, remete o leitor para África, um continente atraído pelas tentações do Ocidente, mas empenhado em manter-se fiel às tradições seculares. Quatro mulheres solteiras constroem o enredo.
A história começa com uma carta. Abie Kholifa, uma africana radicada em Inglaterra, herda uma plantação de café da família, num país de África. Movida pelas palavras do seu primo, decide regressar às origens, numa verdadeira viagem de reencontro com o passado.
Através das histórias contadas pelas suas quatro tias solteiras, as verdadeiras protagonistas de Jardim de Mulheres, Abie descobre um continente de contradições: ligado por um desejo de prosperidade ao mundo ocidental, mas preso emocionalmente a um passado histórico e cultural rico, que, por isso, não quer esquecer.
As tias de Abie são mulheres fortes, que tentam alterar o correr tranquilo dos seus destinos e reivindicar identidades próprias.
Jardim de Mulheres percorre sensibilidades e gerações. É um romance sobre uma nação, uma família e as mulheres cujas histórias oferecem uma emotiva verdade que jamais vai entrar para as narrativas oficiais da História.
A autora
Aminatta Forna iniciou a sua carreira como repórter televisiva, tendo apresentado e produzido inúmeros programas para a BBC, no âmbito das artes e da política. A autora apresentou também vários programas de rádio e, actualmente, colabora com diversos jornais, como The Independent, The Observer, Sunday Times e Evening Standard, além de integrar frequentemente painéis de júris em prémios literários.
Aminatta Forna divide o seu tempo entre Londres e a Serra Leoa, onde dinamiza o projecto Rogbonko Village School Trust.