"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TEATRO RIBEIRO CONCEIÇÃO

O encenador Filipe La Féria, actual responsável pela gestão do Teatro Rivoli no Porto e do Teatro Politeama em Lisboa, teceu rasgados elogios à requalificação e modernização neste momento em curso do Teatro Ribeiro Conceição, a mais emblemática sala de espectáculos da região duriense.

O encenador Filipe La Féria, actual responsável pela gestão do Teatro Rivoli no Porto e do Teatro Politeama em Lisboa, teceu rasgados elogios à requalificação e modernização neste momento em curso do Teatro Ribeiro Conceição, a mais emblemática sala de espectáculos da região duriense. La Féria aproveitou a visita de trabalho que efectuou, a 17 de Setembro último, ao edifício setecentista para desfiar o novelo das suas memórias e recordar os tempos áureos em que este teatro era o palco privilegiado de grandes espectáculos no interior norte do país, período durante o qual ele próprio entrou aqui em cena como actor. 

Durante esta visita, na qual Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, e Teresa Santos, Presidente da “Lamego ConVida”, empresa municipal que assumirá a dinamização deste equipamento cultural após a sua reabertura, foram os anfitriões, o encenador manifestou a sua vontade em colaborar com os responsáveis da futura programação artística do Teatro Ribeiro Conceição. 

Em simultâneo, também demonstrou o desejo da sua companhia de teatro actuar nesta sala de espectáculos. Lamego poderá assim receber alguns dos musicais mais populares que La Féria, neste momento, apresenta ao público nas cidades do Porto e Lisboa: “Música no Coração”, “O Principezinho” e “Jesus Cristo Superstar”. 

Com a preocupação de criar e fidelizar novos públicos para a futura sala de espectáculos da cidade de Lamego, Francisco Lopes anunciou que a sua reabertura ao público está prevista para o primeiro trimestre de 2008 com o objectivo de tornar o Ribeiro Conceição no grande centro cultural do Douro, dando lugar a uma sala de espectáculos, de acústica perfeita, especialmente vocacionada para a apresentação de um vasto leque de produções de grande qualidade nas áreas do Teatro, Música, Cinema e Audiovisuais, Dança e Multimédia.

Recorde-se que a intervenção em curso no Teatro Ribeiro Conceição está a ser concretizada de acordo com o projecto de execução da autoria do Gabinete de Arquitectura de João Carreira, anterior responsável pela recuperação do Teatro de S. João, na cidade do Porto, e do Teatro Aveirense. O processo de recuperação tem em especial atenção a conservação e restauro dos interiores, nomeadamente a talha dourada e pinturas, a cargo de técnicos especializados, de modo a conservar a sua imponência.

Este edifício histórico, situado no centro de Lamego, constitui uma valiosíssima jóia patrimonial, classificado como Imóvel de Interesse Público nos termos do decreto nº 67/97, de 31 de Dezembro.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,356,370