Notícias
PRÉMIO LITERÁRIO PARA "D. SEBASTIÃO E O VIDENTE"
O romance D. Sebastião e o Vidente, de Deana Barroqueiro, com o qual a Porto Editora se lançou na área da ficção há menos de um ano, acaba de vencer o Prémio Máxima de Literatura 2007 – Prémio Especial do Júri.
O romance D. Sebastião e o Vidente, de Deana Barroqueiro, com o qual a Porto Editora se lançou na área da ficção há menos de um ano, acaba de vencer o Prémio Máxima de Literatura 2007 – Prémio Especial do Júri.
O galardão atribuído pela prestigiada revista feminina reconhece a grande qualidade literária da obra e, ao mesmo tempo, o trabalho da Porto Editora na publicação de livros de ficção e é um estímulo para um futuro que se tem vindo a revelar de sucesso.
A autora mostra-se «surpreendida e, simultaneamente, muito feliz, porque o livro é fruto de três anos de trabalho e de grande sacrifício, além do trabalho na escola». Deana Barroqueiro é professora de português e confessa que o prémio recompensa o sacrifício dos longos meses de escrita e que «pode ser o meio ideal» para se falar de si como autora, porque «normalmente, só com prémios é que se fala numa escritora portuguesa».
Dados o enorme valor histórico da obra e a reputação da autora, D. Sebastião e o Vidente tem sido promovido em inúmeras localidades e órgãos de comunicação social desde que foi publicado. No dia 13 de Setembro, a autora é convidada do programa Via Porto, do Rádio Clube Português, às 16 horas. A 13 de Outubro, também pelas 16 horas, na localidade de Paço dos Negros, Almeirim, a autora faz mais uma apresentação do recém-premiado romance histórico. O local escolhido é o Paço Real da Ribeira de Muge.
A obra As vidas de el-rei D. Sebastião e Miguel Leitão de Andrada entrelaçam-se desde o nascimento até ao desastre de Alcácer-Quibir.
O rei-menino, corajoso mas ingénuo, e o leal fidalgote de Pedrógão Grande, reconhecido na região como vidente e protegido de Nossa Senhora da Luz, vêem-se implicados numa secreta e perigosa intriga de espionagem, com contornos sexuais.
O rei mais desejado de toda a nossa história é, apesar de todas as esperanças da nação, um órfão falto de afectos, criado e educado por velhos, como a avó sedenta de poder e o tio cardeal, ambicioso e fraco. Caprichoso e insolente, D. Sebastião cresce atormentado pelos seus traumas e complexos de adolescente, sublimados nos sonhos de glória de mancebo visionário, senhor de um poder absoluto que o arrasta ao desastre, profetizado pelas dolorosas visões de Miguel Leitão de Andrada.
Este romance fascinante foi construído a partir de uma rigorosa investigação de fontes históricas documentais - portuguesas, espanholas, italianas, francesas e holandesas - e condimentado pela exuberante imaginação de Deana Barroqueiro.
A AUTORA
Deana Barroqueiro nasceu em New Haven Connecticut, nos Estados Unidos da América, em 23 de Julho de 1945. Foi essencialmente através da escrita que tomou consciência do seu ser e se relacionou, comunicando e comungando, com o mundo que a rodeava.
Licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras de Lisboa, de cujo grupo de teatro fez parte juntamente com Luís Miguel Cintra, Luís Lima Barreto, Jorge de Silva Melo e tantos outros, num tempo conturbado mas de contínua mudança que recorda com saudade e emoção.
Por vocação, tornou-se professora de Português, fazendo o estágio na Escola Secundária Passos Manuel, em Lisboa, onde tem concretizado a maioria dos seus projectos de Teatro e de Escrita Criativa com os alunos, tendo publicado várias obras com o Grupo de Trabalho do M.E. para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, a Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto de Inovação Educacional.
Deana Barroqueiro confessa-se uma apaixonada da Língua e Cultura portuguesas, em particular dos Séculos XVI a XVIII, que estuda há mais de vinte anos, e sendo, por natureza ou vício, uma contadora de histórias, não resistiu ao desejo de partilhar, com quem a quiser escutar, essas surpreendentes descobertas das vidas aventurosas ou trágicas, por isso mesmo tão humanas e próximas, de personagens históricas que fazem parte do nosso imaginário colectivo.
Publicou sete romances históricos e dois livros de contos, os quais já se encontram traduzidos e editados em Espanha, em Itália e no Brasil. No dia 21 de Novembro de 2003, nos Estados Unidos da América, durante o sarau para atribuição de prémios do Concurso Literário Proverbo, de cujo júri fez parte, a escritora recebeu um louvor pela Câmara de Newark, em reconhecimento do seu contributo para a divulgação e promoção da língua e cultura portuguesas entre as comunidades de emigrantes da América, Canadá e Europa.
Mais informações no blogue da autora, em http://deanabarroqueiro.blogspot.com/.
Título: D. Sebastião e o Vidente
Autor(a): Deana Barroqueiro
N.º de Págs.: 640
PVP: 16,92 €