Notícias
CIÊNCIA VIVA EM VILA NOVA DE PAIVA
Aceite o desafio que lhe propomos e venha conhecer in situ o projecto de paisagem protegida proposto para o Concelho de Vila Nova de Paiva que reside num relevante conjunto de habitats com uma vasta biodiversidade, recursos geológicos e geomineiros e num invejável património histórico-cultural.
Aceite o desafio que lhe propomos e venha conhecer in situ o projecto de paisagem protegida proposto para o Concelho de Vila Nova de Paiva que reside num relevante conjunto de habitats com uma vasta biodiversidade, recursos geológicos e geomineiros e num invejável património histórico-cultural.
«…A serra, nesta altura do ano, é de um encanto insuperável. O verde inunda montes e vales como um grande mar bonançoso. Mas a paleta campestre, se tem esta tinta em filé particular, também usa o roixo, um roixo encarnado a fugir para azul, que é de um colorido desconcertador e raro. E não se fala no escarlate, nem no branco que cai das giestas, certa espécie de giestas esguedelhadas, cujas maias parecem asas que se despegam das borboletas das hortas, e que se ciranda das fruteiras em flocos de neve vaporosa. A esta altura do ano, tudo na natureza é matiz e sinfonia…»
Aquilino Ribeiro
Este território, pretende reforçar a actuação no Turismo de Natureza, promovendo a integração de um diversidade de actores e a criação de cadeias de valor regional, que oferecerão ao mercado a sua cultura e modo de saber fazer ancestrais com um cariz inovador na forma de produtos turísticos integrados e competitivos.
Num espaço que assenta na malha fluvial dos rios Vouga, Côvo e Paiva, deixe-se perder pela sua corrente e encontrar em cada curva um novo cenário com combinações estéticas únicas acompanhadas pelo trepidar das quedas de água.
«...Cristalino e mimoso das mais saborosas trutas que há no mundo, lá vai seguindo a sua derrota, à semelhança de tudo o que existe debaixo da rosa do sol, ora manso, não te rales, ora iroso e cachoando em açudes e leixões...»
Aquilino Ribeiro
A observação de espaços como o Parque Botânico “Arbutus do Demo”, o Viveiro Florestal de Vale Cavalos e de habitats considerados prioritários e espécies vegetais e animais em vias de extinção in vivo, fazem-nos sentir que ainda é possível salvaguardar o seu testemunho para as gerações vindouras.
«…pressente-se obra de inteligência e de carinho. Este senhor regente deve ser, além de prático e competentíssimo silvicultor, pessoa lida em Vergílio e nos poetas da Natureza. Pode ser que não faça versos, todavia o agenciamento de talhões e sendas, a forma de granjeio, o respeito pela tradição onde ela o merece, inculcam uma noção de beleza que excede as medidas do mero e prosaico agrícola...»
Aquilino Ribeiro
Faça uma viagem pelo tempo, visitando orcas, dólmens e antas, autênticos centros de cultura e história espalhados pelo território que nos enchem o corpo e a mente, fazendo recuar até a uma cultura milenar.
«À volta das aldeias serranas, cujos habitantes chamam a tais sepulturas campas dos mouros, gravitando os nomes toponímicos em torno do mesmo tema: Cuvos, a Nave, Covais no curso superior do Paiva, Casal de Mouros mais abaixo, onde se podem contar nada menos de dezassete, há estas e outras antiguidades, misteriosas…»
Aquilino Ribeiro
Siga este Concelho e irá conhecer, lendas, histórias, costumes e a simpatia das suas gentes, deliciando-se com os aromas e sabores da sua gastronomia. Aprecie as diversas expressões culturais em espaços de excelência, as actividades artesanais, executadas por mãos sábias de talentosos artistas e a escrita do Mestre Aquilino Ribeiro que possui a arte consumada do narrador.
Informação de apoio
Esta actividade será monitorizada pelos promotores do projecto com a particularidade de ser realizada através de meios de locomoção não poluentes, como o BTT, cavalo, veículos eléctricos e de tracção animal entre outros.
Com o encontro marcado no Parque Botânico “Arbutus do Demo”, faremos durante o período da manhã um percurso através de alguns habitats prioritários com vista à sua interpretação e compreensão, aprendendo a salvaguardar a sua preservação.
No período do almoço retornaremos ao parque para a realização de algumas actividades técnico-científicas que nos façam compreender algumas particularidades ecológicas dos ecossistemas e das espécies observadas.
Pela tarde, faremos uma visita a um dos “monumentos” mais insólitos e únicos, as minas do Rebentão.
Solicitamos aos visitantes que venham munidos de um meio de locomoção não poluente, vestuário e calçado apropriados e confortáveis e com um “farnel”.
Caso não possuam um meio de locomoção não poluente entrem em contacto com a Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva.
Engª Alexandra Campos- alexandra.campos@cm-vnpaiva.pt;
Tel. 232609900
Horário:
Sábado, 8 de Setembro, 9H00
Parque Botânico Arbutus do Demo, Vila Nova de Paiva