Notícias
V FESTIVAL GASTRONÓMICO DO CHÍCHARO
Em Alvaiázere no Centro do país (a 160 km de Lisboa, 170 km do Porto, 27 km de Tomar) há cinco anos que se comemora o Chícharo num evento único, fruto da junção das vontades, saberes e vivências das gentes desta terra que em 3 dias amostram o que têm de melhor.
Fora dos grandes centros e das grandes vias rodoviárias, também existem enormes dinâmicas locais.
Em Alvaiázere no Centro do país (a 160 km de Lisboa, 170 km do Porto, 27 km de Tomar) há cinco anos que se comemora o Chícharo num evento único, fruto da junção das vontades, saberes e vivências das gentes desta terra que em 3 dias amostram o que têm de melhor.
Nos dias 5, 6 e 7 de Outubro, vai decorrer a V edição do Festival Gastronómico do Chícharo.
Irão realizar-se Visitas Guiadas (lagares, fornos de cal, algares, trilhos), Passeios de Burro, Oficinas (de dança, agricultura natural).
No Mercado ponto de encontro das gentes de Sicó, será possível o contacto com os produtores locais, provar e adquirir o Queijo Rabaçal o mel, os enchidos, o vinho, o azeite, os figos secos, as nozes, os bolos de festa, as ervas aromáticas o chícharo e outras espécies vegetais quase desaparecidas. A par do artesanato ao vivo.
Três dias em que o rei da festa estará presente nos restaurantes, nas Tasquinhas, de diferentes formas, das receitas tradicionais á culinária moderna. Das históricas migas ao sufflé passando pelos rissóis, tartes e licor de chícharo. Um mundo de sabores e paladares em que a tradicional chanfana, o típico leitão desta região os carapaus albardados, as petingas o bacalhau e o peixe de rio se conjugam com o excelente azeite local constituindo uma especificidade única.
Em diversos espaços da vila irão decorrer cerca de 10 exposições, em que se destaca a exposição “Piano Fortissimo”no Museu, serão também palco de actividades a Casa da Cultura, o Anfiteatro do Jardim Público, a Palco Multiusos, a Biblioteca, o Café Concerto, o Espaço das Velharias e Coleccionismo, e o Espaço das Artes Decorativas e Lembranças.
Nas Conversas de Café/Mercado do Livro, haverá uma esplanada onde poderá tomar um café e conversar com autores do concelho e os escritores Guilherme Melo, Clara Pinto Correia e o ex- jornalista da RTP, António Santos.
Vão estar em Alvaiázere mais de 20 grupos vindos de todo o país, mas também gente de Marrocos, Brasil, Cabo Verde, Guiné, Argentina, Tunísia, Espanha, Moçambique, Itália e Ucrânia.
A música vai estar a cargo de:
Kumpania Algazarra (dia 5)
Uxu Kalhus (dia 6)
Olivetreedance (dia 5)
Os Semente (dia 6)
Guênt`s dy Rincon (dia 5 e 6)
Gnawa Bambara (dia 6 e 7)
Teatro da Barraca (dia 6)
Chichart (dia 7)
Míscaros (dia 6 e 7)
Tocándar (dia 6)
Os Tocadores de Manique (dia 6 e 7)
Grupo de Teatro de Moura (dia 7)
Palhaço Clandestino (dia 6)
Elsa Shams (dia 6 e 7)
Cantares ao Desafio (dia 5) rupo de cante da
Alma Alentejana (dia 7)
Bandas Filarmónicas (dia 7)
Ranchos Folclóricos (dia 6)
Grupos Corais (dia 5)
Silvestre Fonseca (dia 5)
Dj`s (dia 5 e 6)
Arruadas (dia 5, 6 e 7)
Jogos Tradicionais (dia 6 e 7)
Alegorias de Rua (dia 6 e 7)
Na sexta-feira o Colóquio/Debate enquadrado no Ano Europeu para a Igualdade, trará a Alvaiázere vários oradores para abordar esta temática, entre os quais o Prof. Paulo Sucena.
As deslocações na vila, estão asseguradas por uma “rede de transportes” de carroça poderá em qualquer “paragem” apanhar um destes veículos para se deslocar.