Notícias
GAIA EM MÚSICA
Encerra esta semana o Festival Rock às Sextas com a actuação dos Wraygunn, que serão antecedidos pela apresentação da banda "Teia".
"FESTIVAL ROCK ÁS SEXTAS" VOLTA PARA O ANO
Encerra esta semana o Festival Rock às Sextas com a actuação dos Wraygunn, que serão antecedidos pela apresentação da banda "Teia". Pelo segundo ano consecutivo, na chamada "Praça da Carica no Cais de Gaia", o Pelouro da Cultura e Turismo de Gaia desenvolve um projecto de animação cultural destinado aos públicos jovens as novas sonoridades das bandas portuguesas, a maior parte delas emergentes e que mais se têm destacado no mercado nacional da música pop rock, rock, hip pop, reggae ou electrónica. Este evento que tem a duração anual de seis semanas contou este ano, até este momento, registando assim um acréscimo de espectadores, cujo número já atingiu os cerca de 11.000, aguardando-se com expectativa que os fãs dos Wraygunn encham novamente o Cais na noite de amanhã.
O recente álbum "Shangri-la", já considerado a sua obra-prima, vai ser certamente o cartaz principal do concerto dos Wraygunn. Paulo Furtado, o líder da banda, ao desenvolver este projecto transformou-o num autêntico fenómeno que, a par da forte projecção além-fronteiras, o levou a ser convidado a actuar no recém terminado Festival do Sudoeste/Zambujeira do Mar e no Alive. Com origem em Coimbra, esta banda não se limita a dar nas vistas apenas pela presença de Paulo "Tigerman" Furtado - embora a sua marca se faça notar de forma óbvia o que o levou à gravação do mega êxito "Shangri-la". O Grande Porto, neste caso, Gaia tem agora a oportunidade de assistir ao mito ao vivo e à borla, na grande festa de encerramento do Festival Rock às Sextas, a partir das 22h30 de amanhã.
A fazer a primeira parte estarão os jovens "Teia", banda de Gaia, em fase de gravação do seu álbum de estreia. A presença desta banda com sonoridades rock vem na sequência da presença nas primeiras partes do Rock às Sextas de novas bandas do Grande Porto com o foram os casos dos "B 4", "Beatles by Zip", "Dealema", estes cabeças de cartaz, os "Teia" que actuarão amanhã e os "Chemichal Wire".
O "Rock às Sextas" que voltará no próximo ano nos meses de Julho e Agosto, numk formato diferente, tendo em conta toda a animação prevista para o Europeu de Futebol e Olimpíadas peloPelouro da Cultura e Turismo, contou este ano com as presenças dos "Mundo Secreto", bem conhecidos do grande público por terem feito o tema do genérico da novela "Morangos com Açúcar", "Loto", cujo último álbum foi produzido pelo sempre produtor dos "New Order", Michael Shamberg, os já referidios "Dealema" cujas músicas do seu último álbum integram as playlists da Antena 3, desde o passado ano, os já consagrados "Souls of Fire" que ainda recentemente actuaram no prestigiado festival Delta Tejo e os "Oioai", a banda surpresa do ano com sonoridades inéditas quer no panorama musical nacional, quer internacional, tendo tido a sua consagração com a sua presença no "Live Earth".
Na sua primeira edição o Festival "Rock às Sextas" fez apostas que se vieram a mostrar seguras no panorama da música em Portugal. Marcaram presença no evento bandas com o "Legendary Tiger Man", Vicious Five", "Expensive Soul", "Fonzie", "Primitive Reason" e "X Wife", bandas que este ano "encheram os palcos dos Festival de Verão realizados em todo o País.
Fora do âmbito do Festival "Rock às Sextas" e nesta mesma vertente da música "Rock" o Pelouro em associação com os "Blasted Mechanism", lançaram numa macro tenda o seu último álbum "Sound in Light"e em parceria com Antena 3 lançaram o novo disco dos "Dealema". Com a AMI lançou um disco compilação de temas de nomes como "Rui Veloso", "GNR", "Xutos e Pontapés", "Blind Zero" e "Easy Special entre mais de duas dezenas de bandas e autores, cuja receita reverteu para a AMI.
O Festival "Rock às Sextas" faz parte integrante de todo um conjunto de eventos ligados a diversos tipos de música como é o Jazz, presentes por diversas ocasiões nas programações do pelouro e que tem o seu auge no Festival Internacional "Jazz in Gaia", que este ano, lançou o disco "João" de Maria João, num concerto memorável, o Festival Internacional "Douro Blues" que teve como expoente máximo o grande "Coco Montoya" que "incendiou" o Auditório de Gaia, a Música de Intervenção no Festival "Cantautores", este ano homenageando Adriano Correia de Oliveira, nos 25 anos da sua morte e Zeca Afonso, nos 20 e que contou com a presença, em estreia nacional do próximo álbum de Jacinta, "Canta Zeca Afonso", de João Afonso ou de Carlos Mendes, a Música Clássica com os programas "Concertos de Páscoa" ou "Natal em Música" que receberam nomes importantes da música e concertos inesquecíveis como foi o caso da dupla Sul Africana/Portuguesa, Nina Schumann e Luís Magalhães.