"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CENTRO DE ARTES DE SINES

Se visitar Sines em Agosto não perca as três exposições patentes no Centro: "Ngola Bar", do fotógrafo Kiluanji Kia Henda, "Jovens Artistas Alentejo", com obras de Susana Pires, João Pedro Mateus e Rui Macedo, e "Riscos ao Natural", com desenhos de José Ruy. Para as crianças há um atelier de BD e sessões de contos.

Se visitar Sines em Agosto não perca as três exposições patentes no Centro: "Ngola Bar", do fotógrafo Kiluanji Kia Henda, "Jovens Artistas Alentejo", com obras de Susana Pires, João Pedro Mateus e Rui Macedo, e "Riscos ao Natural", com desenhos de José Ruy. Para as crianças há um atelier de BD e sessões de contos.

Centro de Exposições

No Centro de Exposições continua patente, até 30 de Setembro, a exposição "Ngola Bar", de Kiluanji Kia Henda, uma organização da Câmara Municipal de Sines.

Kiluanji Kia Henda (1979) nasceu em Luanda, onde vive e trabalha. Viajou exaustivamente pelas várias províncias de Angola, viagens que resultaram no trabalho "4.ª Dimensão", no âmbito da I Trienal de Luanda. Colaborou com vários grupos de acção teatral e artística em Luanda e expôs em feiras de arte e museus na Europa ("Art InVisible", Arco, Madrid, 2006; "Observatory SD", IVAM, Valência, 2006). Recentemente, o seu trabalho foi seleccionado para o projecto de curadoria "Check List Luanda Pop", do Pavilhão Africano da 52.ª Bienal de Veneza (2007), a par de nomes consagrados da arte contemporânea como Ghada Amer, Miquel Barcelò, Jean Michel Basquiat, Marlène Dumas, Viteix, etc. Sob o título de 'Ngola Bar', a exposição que Kia Henda traz ao Centro de Artes de Sines apresenta um conjunto de trabalhos recentes que partem do local - a paisagem urbana e a natureza angolanas - para a esfera global: a produção de sentidos universais, a evocação da mobilidade sobre a paisagem, a cultura contemporânea das imagens.

Igualmente no Centro de Exposições, pode ser vista, até 26 de Agosto, a exposição "Jovens Artistas Alentejo", com obras de Susana Pires, João Pedro Mateus e Rui Macedo, uma organização da Delegação Regional da Cultura do Alentejo, Universidade de Évora e Câmara Municipal de Sines. Esta exposição é promovida no âmbito do Prémio Jovens Artistas Alentejo, integrado no Projecto de Apoio a Jovens Artistas no Alentejo 2007, que financia projectos de criação artística na área das artes plásticas e visuais que divulguem e promovam o trabalho de jovens talentos criadores.

As exposições estão abertas todos os dias entre as 14h00 e as 20h00 e realizam-se visitas guiadas sob marcação.

Biblioteca

No átrio, a não perder, entre 8 e 31 de Agosto, a exposição "Riscos ao Natural", com originais de BD de José Ruy. Uma organização conjunta do Centro Nacional de Banda Desenhada e Câmara Municipal de Sines, a exposição mostra uma selecção de obras de um dos artistas portugueses com maior número de álbuns de banda desenhada produzidos (68 álbuns ilustrados, 39 dos quais em histórias aos quadradinhos até meados de 2001).

Ainda sob o espírito da nona arte, realiza-se na Biblioteca, nos dias 8, 9, 10, 13, 14 e 16 Agosto, nos períodos 10h30-11h30 e 14h30-16h30, uma atelier de banda desenhada para crianças entre os 7 e os 14 anos. Neste atelier de Banda Desenhada, o Centro de Artes propõe aos mais novos uma viagem pela história da BD e uma incursão nos métodos e técnicas elementares de produzi-la.

Serviço Educativo e Cultural

Nos dias 1 e 8 de Agosto, nos períodos 10h30-11h30 e 14h30-16h30, realizam-se sessões da iniciativa "Conta Contos", com leitura dos contos tradicionais "Corre Corre Cabacinha" e "Desanda Cacete", adaptados por Alice Vieira. Para crianças entre os 5 e os 12 anos, com actividades complementares.

Mais informações
www.centrodeartesdesines.com.pt

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,528,622