Notícias
PADRE AFONSO QUENTAL ETERNIZADO EM BUSTO
A Junta de Freguesia de Furnas, o povo e a sua igreja estão de parabéns, pois foi ontem, dia 25 de Julho, inaugurado o busto do saudoso e benfeitor Padre Afonso Carlos Arruda Quental, principal responsável pela construção da igreja de Nossa Senhora da Alegria.
A Junta de Freguesia de Furnas, o povo e a sua igreja estão de parabéns, pois foi ontem, dia 25 de Julho, inaugurado o busto do saudoso e benfeitor Padre Afonso Carlos Arruda Quental, principal responsável pela construção da igreja de Nossa Senhora da Alegria. As obras foram iniciadas em 1901, aquando da visita de D. Carlos e Dona Amélia ao Vale das Furnas, e interrompidas desde 1908, ano da morte do seu principal benfeitor, o Marquês da Praia e Monforte. A inauguração da igreja só veio a concretizar-se 62 anos após o lançamento da primeira pedra, em 1962, devido ao empenho e ao esforço incessante do padre Afonso Quental, tendo ficado a cargo do bispo de Angra de então, D. Manuel Afonso de Carvalho, a bênção do templo religioso.
Numa justa e sentida homenagem, os presidentes das Associações dos Amigos das Furnas USA e Canadá descerraram a imagem da autoria da escultura ribeiragrandense, Alda Raposo. Na altura, o Presidente da Junta disse ser a reparação de uma divida de gratidão do povo das Furnas para com a memória e a obra de tão ilustre homem que deixou uma marca tão grande na freguesia. Por sua vez, o Padre Pedro Maria e o Presidente da Câmara classificaram-no como um grande empreendedor, fiel às suas convicções e um grande lutador pela causa da sua igreja. O edil realçou o espírito de grande líder do padre Afonso que conseguiu unir os furnenses na persecução de um objectivo comum: “a continuação da construção e conclusão da igreja de Nossa Senhora da Alegria”. Francisco Álvares terminou o seu breve discurso, afirmando “que melhor exemplo temos para honrar a sua memória do que seguir o seu modelo de vida”.
Luís Rodrigues foi a personalidade escolhida, pelo Presidente da Junta, para dissertar sobre a vida e obra do padre Afonso Quental.
O busto do padre Afonso foi financiado pela Junta de Freguesia, através do seu povo, pela Câmara Municipal, pelas Associações dos Amigos das Furnas - USA e do Canadá, por vários emigrantes da América e do Canadá e por Ricardo Jorge Cabral Arruda.