"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

GRANDE PRÉMIO DE CONTO CAMILO CASTELO BRANCO

O escritor Gonçalo M. Tavares estará na Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, no próximo dia 9 de Julho, pelas 11h30, para receber o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco 2006, da Associação Portuguesa de Escritores (APE) e da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, pela obra "Água, Cão, Cavalo, Cabeça".

Gonçalo Tavares recebe
Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco

dia 9 de Julho, em S. Miguel de Seide,
Vila Nova de Famalicão

O escritor Gonçalo M. Tavares estará na Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, no próximo dia 9 de Julho, pelas 11h30, para receber o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco 2006, da Associação Portuguesa de Escritores (APE) e da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, pela obra "Água, Cão, Cavalo, Cabeça". O galardão da APE, que é patrocinado pelo município de Vila Nova de Famalicão, será entregue no auditório do Centro de Estudos Camilos, uma unidade de investigação literária da Casa-Museu Camilo Castelo Branco, que é gerida pela autarquia.

A cerimónia, que contará com as presenças, entre outros, do escritor, do presidente da Câmara, Armindo Costa, e do presidente da APE, José Manuel Mendes, insere-se nas comemorações do 22.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão a cidade, que se assinala precisamente no dia 9 de Julho.

A obra de Gonçalo M. Tavares “Água, Cão, Cavalo, Cabeça” foi escolhida, por unanimidade, por um júri constituído por Ana Gabriela Macedo, Julieta Monginho e José Nobre da Silveira. O prémio que tem o valor pecuniário de 5 mil euros, resulta de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Associação Portuguesa de Escritores.

Refira-se que o Grande Prémio de Conto já distinguiu nomes como Mário de Carvalho, Teresa Veiga, Maria Isabel Barreno, Maria Velho Costa, Maria Judite de Carvalho, Miguel Miranda, Luísa Costa Gomes, José Jorge Letria, José Eduardo Agualusa, José Viale Moutinho, António Mega Ferreira, Teolinda Gersão, Urbano Tavares Rodrigues, Jorge Marmelo e Paulo Kellerman.

O PERCURSO DE GONÇALO TAVARES

"Água, Cão, Cavalo, Cabeça" é uma edição da Caminho. Nascido em 1970, Gonçalo M. Tavares é um dos nomes em destaque no conjunto de novos ficcionistas portugueses revelados no princípio do século. Em Dezembro de 2001 publicou a sua primeira obra, “Livro da Dança”, na Assírio e Alvim. Recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal "Expresso", com a obra “O Senhor Valéry” (Caminho) e o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, com “Investigações Novalis” (Difel).

Publicou “O Homem ou é Tonto ou é Mulher” e “A Colher de Samuel Beckett”, entre outros textos, ambos no Campo das Letras e adaptados para teatro. Está representado em antologias de poesia publicadas na Holanda (“Hotel Parnassus, Poetry International 2002”) e na Bélgica (“Het laatste anker” - “O último refúgio - 300 poemas de todo o mundo sobre a morte”, Lannoo/Atlas), e editado em revistas inglesas e americanas. Em 2003 publicou “O Senhor Henri” (Caminho). Publicou os romances, “Um homem: Klaus Klump”, em Novembro de 2003, e “A máquina de Joseph Walser” (Abril, 2004) na Caminho. Já com uma considerável produção ficcional, venceu com o romance "Jerusalém" o Prémio Literário Ler/Millenium/BCP 2004.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,533,764