"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ARQUIVOS PORTUGUESES DA UMASS DARTHMOUTH

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai contribuir com as colecções literárias por si editadas ou apoiadas para um dos mais prestigiados arquivos dos Estados Unidos. Trata-se do Arquivo Luso-Americano Afonso Ferreira-Mendes, considerado a peça central da biblioteca da Universidade de Massachusetts, e que disponibiliza a estudantes e investigadores um conjunto diversificado de documentação.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai contribuir com as colecções literárias por si editadas ou apoiadas para um dos mais prestigiados arquivos dos Estados Unidos: Trata-se do Arquivo Luso-Americano Afonso Ferreira-Mendes, considerado a peça central da biblioteca da Universidade de Massachusetts, e que disponibiliza a estudantes e investigadores um conjunto diversificado de documentação – desde fotografias, cartas, publicações, mapas, entre outros – de carácter pessoal e institucional, relativo à presença portuguesa nos Estados Unidos, através da emigração.

O contributo da Câmara Municipal de Ponta Delgada acede a um pedido feito pelo reitor da UMass Darthmouth, Jean MacCormack, e surge na sequência da visita da Presidente da Câmara àquele arquivo, aquando da realização de uma reunião com a Universidade de Massachusetts, com a finalidade de se analisar, com base num trabalho conjunto, entre aquela academia e a Universidade dos Açores, formas de cooperação económica entre a Região e os Estados Unidos.

Numa missiva enviada à autarquia, a reitoria da UMass Dartmouth, considera a necessidade de ter incluída a cidade de Ponta Delgada, “como maior cidade açoriana”, representada neste arquivo, uma vez que “se trata do lugar de onde saiu um grande número de açorianos para começar uma nova vida na América… tendo se assumido como uma comunidade fundamental no desenvolvimento da Nova Inglaterra”.

Do mesmo modo, a Câmara de Ponta Delgada irá também contribuir para o centro de estudos portugueses da Bristol Community College, o Luso Centre, respondendo ao pedido do seu responsável, José Costa, e daquela faculdade. Como a seu tempo foi referido, o Luso Centre da Bristol Community College reúne um importante espólio documental sobre os Açores e Portugal, acessível a uma população escolar, maioritariamente, de origem luso-descendente.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,532,017