Notícias
ESTAÇÃO ARQUEOLÓGICA DE FRIELAS
Realizou-se no passado mês de Abril mais uma campanha de trabalhos na Estação Arqueológica de Frielas, a qual contou com a participação de estudantes de Arqueologia.
Realizou-se no passado mês de Abril mais uma campanha de trabalhos na Estação Arqueológica de Frielas, a qual contou com a participação de estudantes de Arqueologia.
Os últimos trabalhos arqueológicos permitiram confirmar a existência de estruturas anteriores ao estabelecimento da villa do século IV d.C., muito provavelmente correspondentes a uma outra villa.
Procedeu-se, igualmente, à escavação de algumas das várias bolsas que, numa época posterior à do funcionamento da villa romana, foram abertas no local para despejos domésticos. Do interior destas recolheu-se uma elevada quantidade de espólio cerâmico, metálico e faunístico.
Estão previstas mais duas campanhas de escavação para os próximos meses de Julho e Setembro.
2º CAMPO INTERNACIONAL DE OSTEOLOGIA HUMANA:
MONUMENTO MEGALÍTICO DE CARCAVELOS (LOUSA)
A Anta de Carcavelos, localizada numa zona rural da freguesia de Lousa, é um elemento representativo da arquitectura funerária das comunidades pré-históricas, no concelho de Loures. Apesar de conhecida e mencionada em bibliografia arqueológica, só foi enquadrada na década de 90, num projecto de estudo sistemático com vista à sua valorização, conservação e divulgação.
Inserido no projecto de investigação, e enquadrada numa estratégia que visa potenciar sinergias humanas e técnicas, iniciou-se em 2005 uma colaboração entre o Gabinete de Arqueologia da Divisão do Património Cultural e a Universidade de Louisville, através da Portanta Association.
Esta cooperação traduziu-se na elaboração de programas internacionais direccionados para o trabalho de campo e de gabinete: 1º Campo Internacional de Arqueologia de 2005; 2º Campo Internacional de Arqueologia em 2006 e 1º Campo Internacional de Osteologia Humana em 2006. Os vários programas destinam-se a estudantes e a investigadores de Universidades Norte Americanas e Canadianas, possibilitando a constituição de equipas interdisciplinares, enriquecendo a troca de experiências e o nível dos resultados científicos.
Comprovada a sua eficácia e ao abrigo desta colaboração, decorre entre os meses de Maio e Junho de 2007, o 2º Campo Internacional de Osteologia Humana, no Museu de Cerâmica de Sacavém. Esperamos que os resultados deste trabalho de equipa sejam divulgados ao público com a maior brevidade.
ACOMPANHAMENTO ARQUEOLÓGICO VIA T5 (E.M.) - UNHOS/SACAVÉM
O acompanhamento arqueológico à construção da Via T5 (E.M.) - Unhos/Sacavém (realizado por arqueóloga contratada pelo empreiteiro) permitiu identificar um conjunto de estruturas que levaram a uma intervenção arqueológica de minimização de impactos, de iniciativa municipal .
Tratava-se de duas paredes, construídas em pedra calcária e argila, dispostas perpendicularmente, definindo dois espaços; no espaço maior, identificaram-se dois tanques, de planta rectangular e com revestimento a opus signinum.
É provável que este conjunto de estruturas agora descoberto se relacione com uma villa do período Romano dadas as características construtivas observadas e o espólio recolhido, nomeadamente um fragmento de terra sigillata de fabrico sud-gálico, que remete para os séculos I-II d.C..
Uma vez que as estruturas detectadas não iriam ser afectadas pela construção da via, já que se encontravam abaixo da cota prevista para aquela, procedeu-se à sua cobertura com manta geotêxtil e areia.