Notícias
MUSEU DA PÓLVORA NEGRA COMEMORA 9 ANOS
Teatro de fantoches, um atelier sobre o papel dos bombeiros, o lançamento de dois livros, visitas guiadas e um concerto são as iniciativas que o Museu da Pólvora Negra preparou para receber o público no dia em que celebra o seu 9º aniversário.
Teatro de fantoches, um atelier sobre o papel dos bombeiros, o lançamento de dois livros, visitas guiadas e um concerto são as iniciativas que o Museu da Pólvora Negra preparou para receber o público no dia em que celebra o seu 9º aniversário. Esta comemoração terá lugar no próximo domingo, 17 de Junho, a partir das 10H30.
De manhã, às 10H30, haverá o teatro de fantoches “Era uma vez a pólvora…”, que tem como actores principais os três componentes da pólvora; o carvão, o enxofre e o salitre, que juntamente com o Sr. Alfredo, um velho e rezingão operário polvorista vão ajudando a desvendar os mistérios da Fábrica. A orientação desta apresentação estará a cargo da Lanterna Mágica – Portugal, Associação de Arte e Cultura.
Segue-se, às 11H00, o Atelier “Vamos fazer pólvora…”, que complementa a peça de teatro de fantoches, no qual as crianças vão construr uma das peças mais emblemáticas do Museu, uma réplica de um Engenho de Galgas utilizado para o fabrico da pólvora negra, com materiais tão simples como a cortiça, pequenos paus e cartolinas e um fantoche representativo dos trabalhadores da Fábrica da Pólvora de Barcarena, com materiais como a cartolina e tecidos.
Este atelier será orientado por No Mundo da Lua.
À mesma hora (11H00), o público adulto poderá participar na iniciativa “À Conversa com…”, que tem como convidada Filomena Ribeiro. O tema será o “ O Papel dos Bombeiros na dinamização cultural”.
Este dia marcará os lançamentos dos “Cadernos do Museu n.º 2”, onde estão registadas as comunicações apresentadas na iniciativa “À Conversa com…” do último trimestre de 2004 e ao longo de 2005 e o “Breve Apontamento Histórico” sobre a Fábrica da Pólvora de Barcarena (em inglês e francês).
Da parte da tarde, entre as 14H00 e as 18H00, terão lugar “Os Sons da Fábrica”, que abrem ao público quatro edifícios da Fábrica da Pólvora de Barcarena – Casa do Salitre, Edifício das Galgas, Central Hidroeléctrica e Central Diesel – para uma visita que se fará acompanhar pelo som de Música Industrial.
Às 16H00 terá lugar o Concerto Strella do Dia, no Pátio de Santa Bárbara.
Além das actividades acima referidas, toda a família poderá ainda passear pelo complexo e conhecer a história de cada um dos seus recantos com a ajuda de Guias Áudio.
O Museu da Pólvora Negra está localizado na Fábrica da Pólvora de Barcarena, Estrada das Fontaínhas, Barcarena.