Notícias
MUSEUS DE FAMALICÃO FORAM VISITADOS POR DEZ MIL CRIANÇAS
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, convida os órgãos de comunicação social para a apresentação do balanço do programa educativo “Viagens pelo Património Cultural”, referente ao ano lectivo 2006/2007.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, convida os órgãos de comunicação social para a apresentação do balanço do programa educativo “Viagens pelo Património Cultural”, referente ao ano lectivo 2006/2007. A cerimónia, que irá contar com a presença de várias centenas de alunos participantes no projecto, irá decorrer na próxima segunda-feira, dia 18 de Junho, a partir das 15h30, na Casa das Artes de Famalicão.
Durante o ano lectivo 2006/2007 participaram no projecto cerca de dez mil crianças famalicenses, um número que segundo o presidente da Câmara Municipal “demonstra bem o sucesso desta iniciativa que visa fomentar o contacto das crianças com os espaços museológicos do município”. Quando o projecto foi lançado, em 2003-2004, a adesão foi de duas mil crianças.
Refira-se que o programa de Educação Patrimonial "Viagens pelo Património Cultural" é um projecto pioneiro no país promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e que se destina a todas as crianças e jovens dos estabelecimentos de ensino do concelho, incluindo também os idosos e as pessoas com necessidades especiais, como cegos e surdos. Numa primeira fase, os diversos museus do concelho e as suas figuras tutelares são levadas a cada escola através da apresentação de maletas pedagógicas e dossiers didácticos. Posteriormente, os alunos são convidados a visitar os museus “in loco”. “Esta é uma forma de darmos a conhecer o nosso património e a nossa memória colectiva às gerações mais novas, de uma forma inovadora e divertida”, esclarece a propósito Armindo Costa.
Para isso, o programa envolve para além dos cinco espaços museológicos que estão sob a tutela da autarquia – Casa de Camilo e Centro de Estudos Camilianos; Museu Bernardino Machado; Museu da Indústria Têxtil, Estação Arqueológica de Perrelos e Casa-Museu Soledade Malvar – o Museu da Fundação Cupertino de Miranda e o Museu dos Caminhos-de-Ferro de Lousado.
Na cerimónia serão ainda entregues os prémios aos diversos alunos vencedores, isto é, àqueles alunos que visitaram todos os museus envolvidos no programa. Neste âmbito, a autarquia irá oferecer para além de um certificado e um saco com livros, uma viagem ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, para visitar a exposição “Pedra Formosa – Arqueologia Experimental de Vila Nova de Famalicão”, que está patente no Museu Nacional de Arqueologia até ao final do ano de 2007.
As viagens irão decorrer nos dias 19, 20 e 21 de Junho e envolvem 271 alunos, das Escolas Básicas do 1.º Ciclo do Cruzeiro, de Antas; da Serra, de Lousado; de S. Marçal, Esmeriz; da Estrada, Cabeçudos; e de S. Miguel-o-Anjo, Calendário.