Notícias
TRILHO DO PICO DO FERRO
Inserido no programa da IV Mostra do Cozido das Furnas e Doçaria Tradicional, a Câmara Municipal da Povoação inaugurou dia 16 de Junho, o trilho do Pico do Ferro, localizado junto à Lagoa das Furnas.
Inserido no programa da IV Mostra do Cozido das Furnas e Doçaria Tradicional, a Câmara Municipal da Povoação inaugurou dia 16 de Junho, o trilho do Pico do Ferro, localizado junto à Lagoa das Furnas.
A cerimónia contou com a presença de Francisco Álvares e Fátima Vieira, assim como de um representante em nome da Directora Regional do Turismo, de alguns membros da assembleia de municipal, alguns autarcas do país, alguns presidentes de junta do concelho e das freguesias vizinhas, escuteiros das Furnas, alunos da escola profissional e população em geral, num total de 100 participantes. Como o percurso se encontrava um pouco escorregadio devido à pluviosidade sentida na madrugada de sábado, a apresentação da cadeira para o transporte de pessoas idosas ou com deficiência, destinada para este tipo de percursos, cujo investimento foi realizado pelo governo regional, foi levada a cabo no trilho da Lagoa das Furnas. Para esta experiência inédita no município foi convidado um idoso da Santa Casa da Misericórdia da Povoação que se mostrou bem disposto ao longo de todo o trajecto.
O trilho do Pico do Ferro faz parte de um conjunto de percursos pedestres já classificados que o município da Povoação tem ao dispor dos turistas e amantes da natureza. O trilho, cuja extensão é de 2,1 quilómetros, começa junto às caldeiras da Lagoa das Furnas e termina no Miradouro do Pico do Ferro, onde se avista a maravilhosa paisagem da Lagoa do Vale Formoso. O percurso é de fácil acesso de terra batida e com degraus, embora em dias de chuva deverá ser percorrido com alguma cautela. Ao longo do trilho podem observar-se diversas espécies de aves como as alvéolas, as estrelinhas, os tentilhões, os melros negros, os milhafres, os pombos torcazes, os santantoninhos e os canários. No que diz respeito a mamíferos, o destaque vai para o coelho e para o morcego, o único mamífero endémico dos Açores.
Relativamente à flora, o trajecto é muito rico em vegetação, destacando-se das várias espécies de plantas o grande porte de algumas urzes, azevinhos e fetos. Além destas, podem ainda ser vistas, durante o percurso, criptomérias, plátanos, hortênsias, queirós, tomates de capucho, sabugueiros, groselheiras, castanheiros, conteiras, incensos, fetos do botão e fetos arbóreos, acácias, tabaqueiras, vinháticos e eucaliptos.