Notícias
PONTA DELGADA E PLEVEN NA BULGÁRIA ASSINAM PROTOCOLO
Ponta Delgada e a cidade de Pleven, na Bulgária assinaram dia 16 de Maio, um Acordo de Cooperação Prévia, com a finalidade de geminação entre as duas cidades.
GEMINAÇÃO ENTRE CIDADES APROFUNDA CULTURA EUROPEIA
Os presidentes das Câmaras Municipais de Ponta Delgada e Pleven, na Bulgária, deram esta quarta feira, o primeiro passo para o aprofundamento do relacionamento bilateral com vista à promoção de intercâmbios e troca de experiências nas áreas cultural, educativa e económica.
No momento da assinatura do Protocolo de Intenção prévia, com vista à geminação entre as duas cidades, que será decidida pelas respectivas Assembleias Municipais proximamente, ambos os presidentes foram unânimes em afirmar que o fortalecimento da amizade entre os povos, através deste tipo de acordos, promove uma maior coesão da identidade cultural europeia.
Seguindo uma orientação da Organização das Cidades e Governos Locais Unidos, Berta Cabral lembrou que numa Europa cada vez mais alargada e abrangente, a amizade entre as cidades consolidará o crescimento do velho continente.
Este protocolo prévio de intenção com vista à geminação entre as duas cidades é o primeiro que Ponta Delgada assina no contexto Europeu. De resto, a Presidente da Câmara fez questão de frisar que a criação deste vínculo deve ser feita preferencialmente com os países emergentes no contexto da União Europeia. Facto que, aliás, ficou bem comprovado na reunião de trabalho que Berta Cabral manteve com as restantes delegações convidadas a participar nas festividades de Pleven que, na passada terça feira, comemorou o seu “Dia da Cidade”.
Pleven é geminada actualmente com 22 outras cidades, espalhadas pelos cinco continentes, entre as quais se destacam as cidades alemã de Kaiserslauten, Moscovo, Caligari e Udini em Itália; Segóvia em Espanha; Charltonsville, nos EUA ou Chin Jo na China.
Refira-se que a cidade, situada a 170Km de Sófia, capital búlgara, mantém, ainda, uma série de protocolos com mais de 30 cidades com vista ao desenvolvimento de parcerias específicas nas áreas educativa, económica e cultural, entre as quais se integra a cidade portuguesa de Guimarães.
O Presidente do município, Nayden Zelenogorski, faz questão de invocar as geminações como factor de diferenciação no âmbito da União Europeia.
Apesar da descontinuidade geográfica entre os dois municípios de Ponta Delgada e Pleven, há pontos de interesse comum que podem ser potenciados nomeadamente na área da agricultura e dos serviços.
Pleven integra-se na segunda região mais desenvolvida da Bulgária e tem características populacionais e económicas semelhantes às de Ponta Delgada, embora mantenha ainda algum atraso estrutural por só agora poder vir a beneficiar das vantagens europeias por via da recente integração do país da União.
A aproximação entre as duas cidades começou em Novembro do ano passado aquando da deslocação de uma comitiva de autarcas búlgaros às comemorações dos 30 anos do poder local. Tal como Berta Cabral, também o Presidente de Pleven é o Presidente da Associação de Autarcas Búlgaros, o que poderá reforçar ainda mais os laços de amizade entre os dois municípios e outros municípios dos Açores.