Notícias
PRAIAS DE SINTRA ALVO DE PROFUNDA INTERVENÇÃO
Limpeza dos areais, criação de novos equipamentos e ateliers de sensibilização ambiental são algumas das novidades que serão implementadas já este Verão no âmbito de uma profunda intervenção destinada a “transformar” as praias de Sintra em locais de referência do ponto de vista turístico.
Limpeza dos areais, criação de novos equipamentos e ateliers de sensibilização ambiental são algumas das novidades que serão implementadas já este Verão no âmbito de uma profunda intervenção destinada a “transformar” as praias de Sintra em locais de referência do ponto de vista turístico.
O projecto de beneficiação das praias de Sintra, iniciado no ano passado, será executado já nas próximas semanas. Desde de Janeiro que estão a ser elaborados estudos e projectos e, em simultâneo, a autarquia preparou o processo de candidatura de cinco praias (Adraga, Magoito, São Julião, Grande e Maçãs) ao Galardão Bandeira Azul.
As águas do mar e das ribeiras, cuja foz está localizada nas praias, têm sido objecto de monitorização constante por parte do Instituto do Ambiente e dos SMAS, assim como monitorizada a qualidade microbiológica das areias, estando prevista a desinfecção nas praias do Concelho antes da abertura da época balnear.
Para manter os níveis de limpeza das praias da Linha de Sintra, o Pelouro do Ambiente da autarquia contratou já serviços de limpeza do areal que, este ano, irá prolongar-se para além do Verão.
Assim, na Praia de S.Julião está em curso a aquisição de terreno para criação de um parque de estacionamento. No Magoito, por sua vez, será melhorado o caminho pedonal até ao apoio de praia, incluindo a recuperação da ponte. Na Praia Pequena será colocada uma vedação a delimitar toda a arriba, criação de um passeio de circulação pedonal com três zonas de estadia e ainda melhoria da rampa de acesso.
Na Praia da Adraga, onde está implementado o projecto “Praia Acessível”, será construída uma zona de estadia entre a ribeira e a escada, através de uma plataforma que prolonga o pequeno passeio existente com o estacionamento.
Já na Praia Grande, o projecto da autarquia prevê um novo apoio de praia/ balneários, que irá substituir o existente, com melhores condições e oferta de novos espaços.
Entretanto, os técnicos da autarquia vão efectuar um levantamento geológico do solo visando melhorar as condições de segurança das arribas, por forma a detectar eventuais situações de perigosidade ou risco.
Aprender a proteger o Ambiente... a brincar
Cerca de meia centena de ateliers estarão disponíveis nas praias da Linha de Sintra, já este Verão. O objectivo é sensibilizar “miúdos e graúdos” a proteger o Ambiente, através de ateliers de aprendizagem dedicados a temas como a vida marinha, as energias renováveis ou a separação de resíduos para reciclagem.
Dado o sucesso alcançado no Verão passado com o programa de sensibilização ambiental nas praias, o Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Sintra decidiu repetir a iniciativa, mas diversificando os conteúdos e aumentando o número de ateliers que, este ano serão cerca de 10 por praia.
Nesta iniciativa, que conta com a parceria da Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES) e dos SMAS, estará disponível o atelier “Maré Cheia de Vida” (inaugurado em 2006), que aborda as questões relacionadas com a vida marinha, a biodiversidade e as medidas de conservação.
“Energia Renovável, Ambiente Saudável” e “Separar para Reciclar, Não te vais enganar” são outras das ofertas, disponíveis a partir do início de Julho e prolongando-se por Agosto para permitir a participação das crianças integradas nas colónias de férias.
No Verão passado, o sucesso dos ateliers traduziu-se no número de participantes: cerca de 1350 pessoas aderiram aos 26 ateliers realizados nas praias Galardoadas com a Bandeira Azul.