"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MIGUEL TORGA

Exposição biobibliográfica sobre o autor, no Teatro Municipal de Vila Real, pretende apresentar um contributo fundamental para a divulgação e para a compreensão da sua obra.

Exposição biobibliográfica sobre Miguel Torga

No âmbito das actividades programadas pelo Ministério da Cultura - Delegação Regional da Cultura do Norte, no ano do centenário de Miguel Torga, a exposição biobibliográfica sobre o autor (a inaugurar dia 5 de Maio no Teatro Municipal de Vila Real) pretende apresentar um contributo fundamental para a divulgação e para a compreensão da  sua obra.

Procurar-se-á dar a ver um retrato do homem e do escritor, numa mostra em que será concedido um relevo particular à própria palavra do autor, nas diversificadas vertentes da obra: a poesia, a ficção (contos e romances), o diário, o teatro, os ensaios e os textos doutrinários.

Será apresentado um enquadramento diacrónico, procurando fornecer uma ampla perspectiva que contribua para o conhecimento do universo torguiano. A par do fio condutor da cronologia, a exposição irá destacar alguns núcleos temáticos relevantes. Oferecer-se-á, desta forma, a possibilidade de abertura a focagens diversas e complementares.

Numa obra que, sob diversos ângulos, configura admiravelmente a dimensão autobiográfica, as questões levantadas em torno da identidade e da busca de uma visão aprofundada do eu constituirão um núcleo central. Procurar-se-á igualmente mostrar o reflexo na obra de aspectos recorrentes da biografia de Miguel Torga (a família, a infância rural, a presença da terra natal, a adolescência no Brasil, a actividade médica, a doença, a passagem do tempo, a velhice…). Assinale-se ainda, a título de exemplo, o destaque que será concedido à presença do tempo histórico, à reflexão sobre Portugal e sobre a identidade do país (a terra e a escrita, a paisagem e o homem, o nomadismo e o enraizamento, etc.), ou às interrogações à volta a própria literatura.

Importa referir o facto de nesta mostra se poder ver reunido, pela primeira vez, um conjunto notável de materiais nunca antes expostos. Material iconográfico (retratos do escritor em pintura a óleo ou a carvão, fotografias inéditas do autor, fotografias de viagens, de família, de grupo, etc.); material escultórico (bustos do autor); alguns documentos pessoais (como passaportes, carta de curso…); objectos do escritor (caneta, máquina de escrever) e do médico (esfigmomanómetro); documentação do dossier sobre Miguel Torga no arquivo da PIDE; exemplares de revistas importantes na formação literária do escritor (números da Presença em que colaborou; números de revistas que co-dirigiu: Sinal, Manifesto); primeiras edições dos livros do autor; alguns dos raríssimos manuscritos de poemas; dactiloscritos com emendas; cartas de Miguel Torga e algumas cartas a ele dirigidas; exemplares de livros do autor traduzidos para diversas línguas; bibliografia crítica sobre Miguel Torga; depoimentos do escritor em suporte áudio e vídeo.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
102,160,796