Notícias
25 DE ABRIL EM ALJUSTREL
No próximo dia 28 de Abril, às 15 horas, a Câmara Municipal de Aljustrel irá prestar homenagem a dois Aljustrelenses assassinados durante uma acção de protesto contra a ditadura salazarista em 28 de Abril de 1962: António Adanjo e Francisco Madeira.
Homenagem às vítimas do fascismo do Concelho de Aljustrel
28 de Abril, 15h00
No próximo dia 28 de Abril, às 15 horas, a Câmara Municipal de Aljustrel irá prestar homenagem a dois Aljustrelenses assassinados durante uma acção de protesto contra a ditadura salazarista em 28 de Abril de 1962:
António Adanjo | Francisco Madeira |
Integrado nas Comemorações do 25 de Abril, este momento de especial significado, nos tempos que correm, destina-se a relembrar a morte destes dois trabalhadores mineiros abatidos a tiro de metralha, quando as forças repressivas do fascismo dispararam indiscriminadamente sobre um numeroso grupo de pessoas. A população protestava pacificamente nas ruas de Aljustrel, contra a prisão de 15 democratas do concelho efectuada pela PIDE na madrugada desse dia. Dessa repressão resultaram também dezenas de feridos, alguns gravemente e com sequelas para o resto da vida.
A homenagem consiste no descerramento de uma placa alusiva ao acontecimento, no local da sua ocorrência, junto ao Centro Republicano, que decorrerá no próximo dia 28 de Abril, às 15 horas, cerimónia para a qual se convida toda a população de Aljustrel e de uma forma geral todos aqueles que a ela se quiserem associar, fazendo deste acto um momento de afirmação clara e inequívoca dos valores do 25 de Abril.