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MANUAIS DA PORTO EDITORA

Manuais da Porto Editora são os melhores, dizem os professores Estudo de mercado da Metris GfK indica que os docentes privilegiam a qualidade pedagógica e o rigor científico na escolha dos manuais. Inovação deve ser a palavra de ordem das editoras escolares

Manuais da Porto Editora são os melhores, dizem os professores Estudo de mercado da Metris GfK indica que os docentes privilegiam a qualidade pedagógica e o rigor científico na escolha dos manuais. Inovação deve ser a palavra de ordem das editoras escolares.

Mais de 1500 professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário foram entrevistados para um estudo de mercado realizado pela empresa Metris GfK, a pedido da Porto Editora. O objectivo da iniciativa foi o de conhecer detalhadamente as opiniões dos professores sobre as editoras e os manuais escolares, e os resultados são esclarecedores quer quanto à liderança do mercado quer, sobretudo, aos critérios de exigência definidos pelos professores na escolha dos manuais.

Assim, a Porto Editora é apontada como a editora com os melhores manuais escolares em todos os ciclos de ensino. Se ao nível do 1.º ciclo, 54% dos 71% de professores que consideram existirem editoras com manuais de melhor qualidade do que outras colocaram a Porto Editora no topo, os valores homólogos para os outros níveis de ensino sobem ligeiramente para os 58% (de 72%). A sustentarem esses resultados, os professores apontaram como razões fundamentais a qualidade dos conteúdos, a organização e estrutura dos manuais, a apresentação gráfica e o rigor científico.

Em linha com estes indicadores está aquilo que os professores consideram como atributos mais importantes de um manual escolar. Independentemente do ciclo de ensino, a actualização dos conteúdos, a adaptação dos manuais aos alunos, a profundidade científica e a facilidade de trabalhar com os manuais são as principais características a apresentar, sendo que, no momento da adopção, a qualidade pedagógica e o rigor científico dos manuais são os aspectos que maior importância têm para os docentes.

Notoriedade máxima

Durante os mais de 60 anos que a Porto Editora leva de existência, muitas são as gerações que aprenderam através dos livros por ela publicados. É, por isso, natural que a sua notoriedade seja absoluta junto dos professores de todos os níveis de ensino, sendo referida espontaneamente por mais de 90% dos professores – neste aspecto, destaque para a variável “Top-of-Mind”, em que a Porto Editora alcança os 56% (1.º Ciclo) e os 57% (2.º/3.º Ciclos e Ensino Secundário), muito longe dos 13% e 14%, respectivamente, atingidos pela Texto Editores, a segunda editora neste critério.

Esta notoriedade é reforçada pela opinião global que os professores têm sobre as editoras.
Numa escala de 0 a 10 – de “Muito Negativa” a “Muito Positiva” – a Porto Editora destaca-se com uma nota média de 8.54 (1.º Ciclo) e 8.55 (2.º/3.º Ciclos e Ensino Secundário).

Ao mesmo tempo, à Porto Editora são reconhecidas qualidades que correspondem ao que os professores consideram fundamental numa editora escolar – inovadora, tecnologicamente muito avançada, que inspira e transmite confiança e, não menos importante, que presta apoio a carenciados e a alunos com necessidades educativas especiais. A estes atributos não serão estranhos os factos de a Porto Editora ser a responsável pelo único serviço de e-learning para os ensinos Básico e Secundário, a “Escola Virtual” (www.escolavirtual.pt) e, por outro lado, o de ter em funcionamento uma Divisão Editorial exclusivamente dedicada à Educação Especial, algo que mais nenhuma editora portuguesa apresenta.

As entrevistas, feitas presencialmente, para este estudo de mercado decorreram entre os dias 15 de Novembro e 20 de Dezembro de 2006, sendo a amostra constituída por 616 professores do 1.º Ciclo e por 901 professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, com uma distribuição regional por distrito proporcional à distribuição dos professores em Portugal Continental.

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