Notícias
CONGRESSO DE BIBLIOTECÁRIOS DA BAD
São mais de 400 participantes que marcam presença, até 30 de Março na cidade de Ponta Delgada, para o 9º Congresso da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas – BAD.
CONGRESSO DE BIBLIOTECÁRIOS DA BAD TRAZ VALOR ACRESCENTADO
AOS OBJECTIVOS DE TURISMO DE INCENTIVOS PARA PONTA DELGADA
São mais de 400 participantes, entre bibliotecários, documentalistas e arquivistas que marcam presença, a partir de amanhã, quarta-feira, até 30 de Março na cidade de Ponta Delgada para o 9º Congresso da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas – BAD.
Um número assinalável de especialistas, na sua grande maioria oriunda do continente, que durante três dias vão reflectir e discutir sobre “Bibliotecas e Arquivos: Informação para a Cidadania, o Desenvolvimento e a Inovação” ao mesmo tempo que vão ficar a conhecer melhor a cidade, utilizar os seus espaços para lazer e desenvolvimento de actividades, como a realização da Expo BAD – uma feira que decorre em paralelo com o congresso no Relvão, recentemente reabilitado para a sua utilização sócio-cultural.
A Presidente da Câmara – ao assinar hoje com a Delegação Regional dos Açores da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, o protocolo de cooperação em que a autarquia disponibiliza o espaço para a realização da Expo BAD, o Coliseu para o jantar de encerramento deste congresso e, assegura o transporte diário dos congressistas para a Universidade dos Açores onde decorre a iniciativa – manifesta-se satisfeita com o apoio camarário a um congresso que traz valor acrescentado aos objectivos de Turismo de Incentivos, que mais não é do que uma vertente sustentável ao desenvolvimento turístico que se pretende para o maior município açoriano.
Berta Cabral sublinhou que ao reabilitarem-se infraestruturas como o Coliseu e o Relvão e, brevemente, com a construção do Parque Verde Urbano, a Câmara Municipal de Ponta Delgada está a criar as condições para que a animação sócio-cultural seja uma vertente catalizadora e atractiva ao turismo, disponibilizando estes espaços à iniciativa privada para poderem desenvolver iniciativas sócio-culturais que criem bem estar a quem vive no maior concelho açoriano, ao mesmo tempo que se disponibilizam opções de animação a quem visita Ponta Delgada.
Condições que são recebidas com bom grado, quer por parte da Delegação Regional dos Açores quer pela direcção nacional da BAD. Na assinatura do protocolo de cooperação o responsável nacional pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, António José de Pina Falcão revelou que a realização deste evento na maior cidade açoriana ultrapassa expectativas ao nível de participações. E isto, não só no número de congressistas, mas também ao nível de expositores presentes na Expo BAD, no Relvão, onde estarão instalados 32 expositores.