Notícias
TEATRO VIRIATO, VISEU
Temporada do Teatro Viriato arranca a 4 de Abril. No Teatro Viriato, Abril será o mês do Teatro. Maio, o mês da dança. E Junho… ainda é surpresa.
TEMPORADA DO TEATRO VIRIATO
ARRANCA A 4 DE ABRIL
No Teatro Viriato, Abril será o mês do Teatro. Maio, o mês da dança. E Junho… ainda é surpresa. Descubra, em detalhe, a programação preparada para o segundo trimestre de 2007 no site oficial do Teatro Viriato, através do serviço de imprensa online (www.teatroviriato.com/press01.htm).
A temporada abre no dia 4 de Abril com uma estreia absoluta: Auto do Branco de Neve e os seus machões, uma peça de teatro que mistura a morte da transsexual, Gisberta Salce Júnior, no Porto e a fantasia dos contos de fadas. O Auto do Branco de Neve e os seus machões privilegia o movimento físico e a figura do coro, sendo que cada personagem é representada por mais do que um jovem. Em Abril, o Teatro Meridional apresenta também Por detrás dos Montes que, no âmbito do Prémio Nacional de Crítica, da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, foi distinguida com uma menção honrosa a Fernando Mota pela banda sonora original do espectáculo. Ainda em Abril com um teatro dançado, sem palavras e próximo da poesia, Quarto Interior fala dos quartos que transcendem as quatro paredes, que são refúgios do sonho e que, fruto deste, crescem sem limites. Keepsake fecha este mês de teatro. É um trabalho de Gonçalo Ferreira de Almeida e Maria Duarte a partir do documentário Grey Gardens, dos irmãos Maysles.
Em Maio é a vez do enérgico, físico e intenso, It’s only a rehearsal, um dueto de um homem e uma mulher, de um casal, de dois amantes e duas pessoas, carregado de sensualidade e marcado pelo virtuosismo dos bailarinos. Já Matrioska, de Tiago Guedes, voltado para um público familiar, intensifica o gosto pela descoberta de novos significados perante as coisas que nos rodeiam. La danse de pièze encerra este mês a dois, explorando através da dança, a relação entre dois homens que são, alternadamente, pares e rivais. Os instantes de cumplicidade fugaz cruzam-se com momentos de tensão, impacto e movimento.
Neste novo trimestre, as bandas filarmónicas vão continuar a passar no Teatro Viriato, desta vez, será a Sociedade Filarmónica de Tibaldinho e a Sociedade Filarmónica Cabanas de Viriato. A integração das bandas filarmónicas na programação tem-se revelado uma aposta ganha, a que corresponde a captação de novos públicos.
No âmbito do Sentido Criativo destaca-se o workshop de duetos dançados, intitulado “1+1=2”. As relações que existem entre dois corpos, a escuta, a procura dos pontos fracos e fortes, o confronto que faz a união, a pesquisa do solitário e o encontro do apoio no outro são o centro desta experiência sensorial.
A par desta programação, as portas do Teatro Viriato continuam abertas com várias novidades e um novo horário, das 13h30 às 02h00. Neste espaço está disponível o espólio documental (impresso e multimédia) de carácter cultural e artístico do Teatro Viriato para consulta no local e também o acervo bibliográfico e multimédia – doação do Dr. António Rocha – sobre artes do espectáculo. É ainda possível consultar publicações periódicas, assim como aceder à Internet através de dois postos fixos ou através do computador portátil (wireless). Uma das novidades é a presença da Livraria Ler Devagar, onde se pode consultar e adquirir livros e outras publicações.
Após um primeiro trimestre em que cerca de 11 por cento do público que assistiu a espectáculos usufruiu do preço Jovem, o Teatro Viriato continua a apostar no preço único de 5 euros para público jovem até aos 25 anos.
// Calendário
04 e 05 Abril
Auto do Branco de Neve e os seus machões
13 Abril
Por detrás dos montes
18 Abril
On a plain // foyer
20 e 21 Abril
Quarto Interior
27 e 28 Abril
keepsake
29 Abril
Banda Filarmónica Tibaldinho
4 e 5 Maio
It’s only a rehearsal
16 Maio
Só Vicente
16 a 19 Maio
Matrioska
26 Maio
La danse de pièze
27 Maio
Banda Filarmónica Cabanas de Viriato
Sentido Criativo
Auto do Branco de Neve e os seus Machões nas escolas
1 + 1 = 2 Workshop de duetos dançados e não só
Experimenta-te – Ateliê de Teatro nas Escolas
Espaço Criança - Serviço de baby-sitting
Espaço Aberto
Apresentações - Final do ano lectivo - Lugar Presente no Teatro Viriato