"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

“RELVÃO”

Com a requalificação da Alameda Duque de Bragança – conhecida, também, como o Relvão – a autarquia pretendeu revitalizar mais um espaço público para usufruto de toda a população de Ponta Delgada.

“RELVÃO” É ESPAÇO PÚBLICO RECUPERADO
PARA A CIDADE DE PONTA DELGADA

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada anunciou que com a requalificação da Alameda Duque de Bragança – conhecida, também, como o Relvão – a autarquia pretendeu revitalizar mais um espaço público para usufruto de toda a população de Ponta Delgada.

Hoje, na reabertura daquele espaço ao público, Berta Cabral sublinhou que com a requalificação da Alameda Duque de Bragança fica disponível à cidade um lugar que é referência na sua história, que passa a ter, a partir de agora, condições para que ali possam ser levadas a cabo iniciativas de lazer e de natureza sócio-cultural que contribuam para uma maior qualidade de vida dentro da cidade.

E é isto mesmo que a autarquia pretende que aconteça, em especifico, na freguesia de São Pedro que, este ano, poderá retomar as tradicionais verbenas por altura do seu patrono, dando continuidade a uma tradição de festas populares. O mesmo com a Universidade que fica também aqui com um espaço de expansão para os alunos conviverem e se inspirarem para os desafios académicos e que já na próxima semana acolherá uma feira ligada ao Congresso de Bibliotecários e Arquivistas. Mas, e sobretudo, para toda a população de Ponta Delgada, com a Presidente de Câmara a desafiar as forças vivas a desenvolverem eventos naquele espaço indo de encontro aos objectivos das obras de revitalização que a Câmara ali promoveu.

De facto, no Relvão – que durante o período de Inverno estará de portas abertas durante o período das 8h30 às 16h30, e no Verão, num horário mais alargado – a autarquia levou a cabo uma ampla intervenção que passou pela redefinição da Alameda, criação de uma Praça para realização de eventos culturais e alteração da implantação do Busto de Homenagem a Afonso de Chaves; pela dotação do espaço com novos pólos de atracção ao público, designadamente, com esplanada e parque infantil; pela adaptação do edifício existente para instalações sanitárias; pela recuperação e reintegração dos muros limite; pela criação de percursos pedonais de ligação com os espaços envolventes e criação uma zona de estacionamento junto à entrada do Campo de Jogos Jácome Correia.

Foi ainda executada a iluminação cénica do espaço retirando partido das copas das árvores e utilizando diversas cores, que enriquecem muito a Alameda conferindo-lhe uma dimensão espectacular, única na cidade.

Para além das obras de embelezamento do Relvão, a autarquia quer agora reconhecer um dos lugares com maior simbolismo para a cidade, mas, também para os Açores e para a causa da liberdade, pretendendo erguer, num futuro próximo, um monumento toponímico com os nomes dos 7500 soldados que, em 1832, partiram da Alameda Duque de Bragança comandos pelo rei D. Pedro para lutarem pela contra o absolutismo reinante então.

Berta Cabral explicou que, com esta placa toponímica, a autarquia fará aquilo que D. Pedro pediu no passado numa carta à Câmara de Ponta Delgada recomendando a construção de uma Alameda no belo sítio de São Gonçalo “para perpetuar a memória da sua estada nessa ilha e para fazer lembrar aos vindouros o quanto o seu governo interessou à nação portuguesa”.

Por fim, Berta Cabral referiu que este arranjo urbanístico é mais um sinal do muito que a Câmara tem vindo a fazer na malha urbana quer da cidade quer das freguesias, recuperando praças e largos, pracetas e alamedas, passeios e pontes.

Recorde-se que a este nível, na ciadade Ponta Delgada, a autarquia procedeu aos arranjos do Largo 2 de Março, à requalificação do Campo Mártires da Pátria; à reabilitação dos Jardins do Colégio e Sena Feritas; à repavimentação do Largo envolvente à igreja Matriz bem como a pedonalização de duas importantes artérias da cidade (ruas Hintze Ribeiro e Valverde), sem esquecer as dezenas de passeios e de largos recuperados já por esta administração camarária num investimento volumoso e sem precedentes.

Neste momento, a Câmara Municipal de Ponta Delgada está a proceder ao estudo de revitalização do centro histórico, com vista à dinamização económica e social da baixa da cidade.

No âmbito da requalificação urbana, no próximo dia 2 de Abril, Dia da Cidade, a autarquia assinará o auto de consignação de acesso ao Parque Urbano, no Caminho da Levada.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,539,299