Notícias
ALUNOS SEMEIAM 500 CARVALHOS
Paredes de Coura dedica uma semana às comemorações do Dia da Floresta
Um atelier para semear carvalhos, no Centro de Educação e Interpretação Ambiental de Corno de Bico (CEIA), e o visionamento do filme “Uma Verdade Inconveniente”, de Al Gore, no Centro Cultural, são as principais estratégias preconizadas pela Câmara Municipal de Paredes de Coura para assinalar o Dia Mundial da Floresta.
Ao longo da presente semana, sob o lema “Construindo uma terra sustentável”, o CEIA está a desenvolver actividades alusivas à efeméride, que abrangem todos os níveis do ensino regular, estendendo-se também aos alunos da Escola Profissional do Alto Minho Interior.
Deste modo, desde segunda-feira até à próxima quarta-feira (dia 21) é representado o teatro de fantoches “A árvore também foi pequenina”, ao mesmo tempo que decorre a iniciativa “A sementinha que se fez grande”, atelier, através do qual vão ser semeados, em copos de plástico, 500 carvalhos da espécie “Quercus robur”.
Pretende-se, por essa via, que as crianças levem para casa as sementes e acompanhem, ao longo do tempo, as diversas fases do seu crescimento, tomando assim contacto privilegiado com o ciclo de vida de uma árvore.
Por seu turno, os alunos do 5º, 6º e 7º ano visionam, amanhã, no Centro Cultural de Paredes de Coura, o filme “Voando para Casa”, de Carroll Ballard.
Inserido nas mesmas comemorações, aquele equipamento exibe, nos próximos dias 20, 21, 22 e 23, na rubrica “Ler Cinema”, o filme “Uma Verdade Inconveniente”, da autoria do ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore. Trata-se de uma visão aterradora sobre o futuro próximo do planeta terra, caso os estados continuem a fazer tábua rasa da implementação de medidas necessárias à defesa do ambiente. A sessão da próxima sexta-feira (23), às 21 horas e 30, é seguida de um debate livre sobre o tema.