Notícias
APOIO FINANCEIRO
Os planos municipais de apoios financeiros às associações culturais, desportivas e de lazer de Ponta Delgada contemplam, em 2007, com uma verba global de cerca de 525 mil euros mais de uma centena de entidades concelhias, quer a título colectivo, quer a título individual.
Os planos municipais de apoios financeiros às associações culturais, desportivas e de lazer de Ponta Delgada contemplam, em 2007, com uma verba global de cerca de 525 mil euros mais de uma centena de entidades concelhias, quer a título colectivo, quer a título individual.
Os apoios financeiros a conceder e a manter, em 2007, no âmbito da assinatura de protocolos, manifestam, mais uma vez, a importância que a maior autarquia açoriana dá ao papel desempenhado pelas colectividades concelhias junto da comunidade, ao mesmo tempo que expressam um incentivo à realização de actividades por parte destas mesmas entidades. E isto quando, também a Câmara Municipal de Ponta Delgada promove directamente investimentos nas áreas desportivas e culturais, quer ao nível da realização de eventos, quer ao nível da construção e manutenção de equipamentos como de polidesportivos e de polivalentes para a realização de actividades comunitárias e de cultura, em todas as freguesias. Investimentos a que acresce um apoio logístico, em permanência, do próprio Município às actividades que têm lugar nas diversas localidades.
Em 2007, apesar dos fortes constrangimentos financeiros que são impostos à Câmara Municipal de Ponta Delgada, em resultado do quadro de contenção financeira nacional com a redução das transferências de Estado, e ao contrário do que se verifica noutros concelhos, em que se vêem reduzidos e, em muitos casos anulados os apoio directos às colectividades, o Plano Municipal de Apoio à Cultura contempla uma verba de 175 mil e 400 euros para 59 entidades culturais, a que acrescem 38.400 euros de apoio à descentralização cultural para a realização, por cada uma das suas 24 freguesias, de “Semanas Culturais”.
Relativamente a 2006, no ano em curso o apoio directo às entidades culturais do concelho cresce em cerca de 50 mil euros. Um aumento que contraria os efeitos negativos do quadro da contenção financeira que, em regra penaliza os apoios à cultura, que, para muitos, não é considerada um bem essencial ou de primeira necessidade.
Demonstrando um esforço considerável no sentido de obviar essas dificuldades, em 2007 os grupos folclóricos e as bandas Filarmónicas continuam a receber a maior fatia do apoio financeiro municipal destinado à cultura (48.240 euros), sem prejuízo do apoio financeiro e logístico a iniciativas pontuais a apresentar por estas entidades. Os apoios a conceder este ano ao folclore e bandas filarmónicas, revelam, assim, em 2007 como em anos anteriores, o sentido que o município dá à importância e ao valor que as bandas filarmónicas e os grupos folclóricos representam como expressão genuína da idiossincrasia regional.
De resto, os apoios financeiros directos a conceder à cultura contemplam, em 2007, os coros com 23.500 euros, os grupos de teatro com16.400 euros, os grupos de música popular com 15.200 euros, o Jazz, através da Associação Jazzores, com 8.400 euros, as associações de estudantes com 7.750 euros, as Tunas Académicas com 7.020 euros, e outras associações culturais com 10.500 euros.
O Plano Municipal de Apoio Financeiro à Cultura de 2007 foi aprovado esta segunda-feira em reunião de Câmara, com os votos contra da vereação socialista.
Por outro lado, no Plano Municipal de Apoio Financeiro ao Desporto e Tempos Livres, o município de Ponta Delgada disponibiliza, em 2007, 311 mil e 100 euros, para clubes, associações e atletas a título individual, com a Câmara a continuar a responder ás necessidades desportivas do concelho e a colmatar as necessidades que os agentes desportivos sofrem, de modo a poderem proporcionar e incentivar o desenvolvimento das mais diferentes práticas desportivas e actividades de lazer que se traduzem tanto numa melhoria de qualidade de vida de todos os intervenientes, como na promoção da imagem de Ponta Delgada, como um concelho virado para o futuro.
Este plano consagra um crescimento relativamente ao documento de apoios de 2006 (de 290.432,50 euros).
Para o futebol, o plano consagra uma verba de 161 mil e 175 euros destinada a comparticipar nas despesas de reparação e beneficiação das instalações desportivas de cada clube.
O plano consagra, também, uma verba global de 19.542.50 euros para a modalidade de Atletismo, nomeadamente na aquisição de equipamentos e/ou reparação de sedes; de 12.975 euros para o Basquetebol destinada à aquisição de equipamentos; de 17.312,50 euros para o Voleibol destinada à aquisição de equipamentos, pelos diferentes clubes locais; de 9.065 euros para a modalidade de Hóquei em Patins e Patinagem; de 3.280 euros para o Andebol; de 6.500 euros para a aquisição de equipamentos, para apoio a Grupos Desportivos Escolares, nas actividades de 2006/2007; e de 56.250 euros para as modalidades relativas a Desportos Individuais.
Os apoios municipais consagram ainda uma verba global de 25 mil euros para a área de formação, congressos, conferências e Workshops de Futebol.
De referir que o Plano Municipal de Apoio Financeiro ao Desporto e Tempos Livres referente a 2007 foi, também, aprovado esta segunda-feira em reunião de Câmara, com a abstenção da vereação socialista.