"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"DIA DA CULTURA CUBANA" EM BRAGA

O Embaixador de Cuba em Portugal manifestou no dia 30 de Janeiro, em Braga, a vontade de promover nesta cidade a próxima edição do Dia da Cultura Cubana, um conjunto de eventos evocativos do movimento cultural da maior ilha do Caribe.

O Embaixador de Cuba em Portugal manifestou no dia 30 de Janeiro, em Braga, a vontade de promover nesta cidade a próxima edição do Dia da Cultura Cubana, um conjunto de eventos evocativos do movimento cultural da maior ilha do Caribe.

Jorge Castro Benítez deu conta dessa vontade durante uma audiência com o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado, relevando a vontade de descentralizar para um novo pólo cultural português esta iniciativa que a Embaixada de Cuba promove anualmente em Lisboa.

«O Dia da Cultura Cubana em Portugal, que acontece em Outubro, tem sido levado a cabo na capital e nós gostávamos de o promover agora noutra cidade; ora, tenho conhecimento de um magnífico centro cultural que possuem em Braga e, como tal, seria muito oportuno o vosso apoio para que esta vontade se pudesse efectivar», disse.

«Ainda agora, numa passagem pelo Sul, em Faro, me falaram do vosso magnífico centro cultural e no trabalho que neste âmbito estão a fazer», lembrou Castro Benítez, referindo-se ao Theatro Circo e ao movimento artístico que, a par deste complexo cultural, identifica cada vez mais a cidade de Braga no contexto nacional.

À solicitação do diplomata cubano, o Presidente da Câmara Municipal de Braga – que agradeceu os encómios «extremamente agradáveis» relativamente ao trabalho que neste âmbito tem sido feito – respondeu com a óbvia abertura e colaboração para que Braga venha a acolher as comemorações do próximo Dia da Cultura Cubana e outros eventos que possam promover o intercâmbio cultural entre os dois países.

«É-nos grato o reconhecimento das nossas valências e, como tal, vamos trabalhar desde já, até para que seja possível a programação atempada dos eventos», disse Mesquita Machado, remetendo para a Vereadora da Cultura, Ilda Carneiro, a materialização desta pretensão.

Castro Benítez – que iniciou a sua conversação com um enfático convite a Mesquita Machado para uma visita «oficial ou particular» a Cuba – deu conta de algum desinvestimento na promoção da rica cultura portuguesa naquele país caribenho, maugrado o acordo de cooperação cultural assinado em Havana a 8 de Julho de 1998.

Foi ainda neste contexto que manifestou a vontade de a Embaixada de Cuba colaborar com o Município de Braga na promoção de acções bilaterais num contexto de «impulso sério» à difusão cultural, lembrando, por exemplo, a organização de uma delegação cultural portuguesa ao Caribe e a vinda de artistas cubanos ao nosso país, concretamente a Braga.

Foi igualmente neste âmbito que referiu, entre outros, a organização de um festival de cinema e de exposições de artistas plásticos cubanos na terceira cidade portuguesa, projectos que o diplomata «gostaria de ver acontecer».

Jorge Castro Benítez é licenciado em Direito pela Universidade de La Habana, exerceu o cargo de Embaixador de Cuba na Turquia entre 1993 e 2000, depois de ter assumido vários cargos ao serviço do Partido Comunista de Cuba, designadamente no seu Departamento de Relações Internacionais e no Movimento de Países Não-Alinhados.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,539,347