"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PRÉMIO "MARGARIDA CHAVES"

O prémio “Margarida de Chaves” entregue, esta manhã, a Carina Maria Santos Faria, melhor aluna da Licenciatura de Serviço Social da Universidade dos Açores, do Ano Lectivo 2005/2006, é uma forma da Câmara Municipal de Ponta Delgada valorizar e estimular o trabalho em prol do bem-estar da comunidade.

CÂMARA VAI CONTINUAR A APOIAR A ACÇÃO SOCIAL
VALORIZANDO AQUELES QUE PRESTAM SERVIÇOS À COMUNIDADE


O prémio “Margarida de Chaves” entregue, esta manhã, a Carina Maria Santos Faria, melhor aluna da Licenciatura de Serviço Social da Universidade dos Açores, do Ano Lectivo 2005/2006, é uma forma da Câmara Municipal de Ponta Delgada valorizar e estimular o trabalho em prol do bem-estar da comunidade.

Com a sua instituição em 9 de Dezembro de 2003, com a atribuição de um prémio pecuniário de 1000 euros, a autarquia quis dar mais um contributo a quem pretende assegurar cuidados sociais e se empenhe para uma qualidade de vida mais justa das populações.

Berta Cabral entende que este prémio – que é cedido através da assinatura anual com a Universidade dos Açores de um protocolo de cooperação – é um incentivo, dado a montante, aos licenciados em Serviço Social de modo a que estes se sintam estimulados a desempenhar um papel interventivo e de acompanhamento dos problemas sociais de que um concelho com as dimensões de Ponta Delgada é alvo no seu quotidiano. A autarca reconheceu que é impossível resolver todos os problemas sociais, mas, que os técnicos desta área devem ter condições para se envolverem nas necessidades da comunidade, dando-lhes a melhor resposta possível no sentido de minimizar as situações, sensibilizando e formando para que se garanta aos visados condições de qualidade de vida e integração social.

Daí que, no âmbito da instituição deste prémio que a Câmara Municipal de Ponta Delgada tenha garantido estágios, na sua Divisão de Acção Social, a licenciados pela Universidade em Serviço Social; daí, também, as parcerias e os apoios contemplados nos Planos Anuais de Apoio às Instituições de Acção Social existentes no concelho, contribuindo, assim, a autarquia para um auxílio mais completo a todos os cidadãos desprotegidos ou excluídos socialmente.

Aliás, é também no âmbito do apoio autárquico à Acção Social e da sua atenção permanente às necessidades sociais do maior concelho açoriano que a Câmara Municipal de Ponta Delgada se prepara para promover, em breve, um Curso de Assistentes Geriátricos, que vão integrar a rede de apoio geriátrico ao domicílio que está a ser criada no âmbito do Projecto Conforto. Este projecto de apoio aos idosos constitui a grande novidade da política de Acção Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada em 2007, tratando-se de uma iniciativa inédita que consiste na formação de uma rede de assistentes de geriatria, que irão ser preparadas para proceder à prestação de cuidados domiciliários à terceira idade. Este programa visa a criação de três núcleos de cuidados domiciliários a instalar na cidade, na costa norte e na costa sul por forma a que todo o concelho possa beneficiar desta rede de “amas” geriátricas.

De referir, por outro lado que o Curso de Serviço Social da Universidade dos Açores é um dos mais recentes criados por aquela instituição, contando neste momento com cerca de 150 alunos. Com este apoio a autarquia contempla mais um aspecto da parceria e cooperação que tem vindo a consolidar com a Universidade dos Açores, estimulando, também, o trabalho levado a cabo por aquele estabelecimento de ensino na formação em prol da Acção Social, no maior concelho açoriano.

O mérito do Curso de Licenciatura em Serviço Social é, apenas, um dos incentivos da Câmara Municipal de Ponta Delgada à formação local, uma vez que a autarquia tem vindo a estender este reconhecimento pelo empenho dos estudantes, em variadas áreas de ensino, também às Escolas Secundárias do concelho.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,539,596