Notícias
O REGRESSO DO ARQUIVO DA CASA DOS BISCAINHOS
O Museu dos Biscainhos, em Braga, comprou no presente mês de Janeiro alguns documentos do antigo arquivo do Palácio dos Biscainhos o qual foi uma das residências da poderosa família dos Condes de Bertiandos até 1963.
O Museu dos Biscainhos, em Braga, comprou no presente mês de Janeiro alguns documentos do antigo arquivo do Palácio dos Biscainhos o qual foi uma das residências da poderosa família dos Condes de Bertiandos até 1963. Os documentos adquiridos datam de entre a primeira metade do século XIX e 1920 e documentam a administração de uma parte das numerosas propriedades e pensões que a família detinha no distrito de Braga, nomeadamente no centro histórico da cidade. Foram então seus proprietários os segundos condes de Bertiandos e da filha destes a segunda viscondessa de Paço de Nespereira que foi casada com João Lobo Machado Cardoso do Amaral e Meneses, antigo governador civil de Braga.
Para o director do museu, José da Costa Reis, a aquisição é um importantíssimo contributo para a investigação da história deste edifício e da família que nele habitou durante vários séculos. Estes são os únicos documentos particulares que a instituição reuniu desde que abriu as suas portas ao público em 1978. Até hoje, desconhece-se o destino do arquivo do Palácio dos Biscainhos que seria certamente volumoso e do qual não ficou qualquer registo ou menção aquando da venda da propriedade pelo terceiro visconde de Paço de Nespereira. Provavelmente o arquivo dispersou-se por ocasião da famosa questão judicial da «Herança Bertiandos», no segundo quartel do século XX.
Depois de cadastrada, a documentação vai receber tratamento de conservação preventiva e ser digitalizada.
O Museu dos Biscainhos permite o conhecimento contextualizado de colecções de artes decorativas (mobiliário, ourivesaria, cerâmica, vidros, têxteis, etc.), instrumentos musicais, meios de transporte, gravura, escultura/talha, azulejaria e pintura, da época compreendida entre o século XVII e o primeiro quartel do século XIX.