"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MORREU O HISTORIADOR OLIVEIRA MARQUES

O historiador Oliveira Marques faleceu, na Terça-Feira, vítima de problemas cardíacos. Este académico de 73 anos foi considerado um dos maiores especialistas em História da Idade Média em Portugal.

O historiador Oliveira Marques faleceu, na Terça-Feira, vítima de problemas cardíacos. Este académico de 73 anos foi considerado um dos maiores especialistas em História da Idade Média em Portugal.

António Henrique Rodrigo de Oliveira Marques nasceu a 23 de Agosto de 1933 na freguesia de S. João do Estoril, em Cascais.

Em 1956, licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde apresentou uma dissertação intitulada "A Sociedade em Portugal nos Séculos XII a XIV", tendo um ano depois iniciado funções como docente.

Foi também director da Biblioteca Nacional onde teve um papel importante em áreas até então pouco consideradas como a iconografia.

Teve um papel importante, nomeadamente, na exposição «300 anos do cartaz em Portugal». "Correspondência política de Afonso Costa", "Figurinos maçónicos oitocentistas", "A primeira República Portuguesa", "História de Portugal" e "Sociedade Medieval Portuguesa" são alguns dos títulos que Oliveira Marques publicou, além de ter coordenado várias obras como "Nova História Portuguesa" e "Dicionário de termos musicais", entre outras.

Durante a ditadura do Estado Novo Oliveira Marques viu-se na obrigação de se exilar nos Estados Unidos da América, onde leccionou em várias universidades, como a Universidade de Alabam, depois como catedrático , leccionou na Universidade da Florida , Columbia e Minnesota (1970) e outras. Regressou a Portugal em 1969.

O corpo de Oliveira Marques vai estar em câmara ardente a partir das 13h00 de hoje, no Palácio Maçónico, no Bairro Alto, em Lisboa.


Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,539,879