"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

AVÔ CANTIGAS - 25 ANOS DE CARREIRA

A carreira do Avô Cantigas teve início em 1982 e foi pautada por uma imensa capacidade de comunicação para com as crianças. Também os adultos se deixam contagiar facilmente pelo espírito sempre jovial e alegre deste avô, que não cessa de surpreender.

COMEMORAÇÃO DOS
25 ANOS DE CARREIRA
24 de JANEIRO 2007

O Avô mais conhecido de Portugal faz 25 anos de carreira.

Avô Cantigas, é um personagem que faz parte do imaginário colectivo português, uma figura acarinhada pelo público em geral, cujo trabalho conquistou toda uma geração.

A carreira do Avô Cantigas teve início em 1982 e foi pautada por uma imensa capacidade de comunicação para com as crianças. Também os adultos se deixam contagiar facilmente pelo espírito sempre jovial e alegre deste avô, que não cessa de surpreender.

As actuações do Avô Cantigas, sempre dinâmicas e participativas, vão além do simples entretenimento. Nestes espectáculos, são abordadas diversas áreas do conhecimento, num espírito divertido mas também didáctico, que ajuda a criar mais empatia com o público jovem.

O papel pedagógico deste personagem e do seu trabalho é cada vez mais valioso nos dias que correm e, sobretudo, numa determinada fase do crescimento das crianças, em que é essencial uma reaproximação a determinados valores culturais e humanos.

O importante é aprender, brincando. Porque afinal, as crianças também precisam de ser crianças.


CARLOS ALBERTO VIDAL / AVÔ CANTIGAS

Discografia

1973 AS FILHAS DA TIA ANICA - IMAVOX
1974 BOM DIA SR. ALBERTO - IMAVOX
1975 CHANGRI-LÁ - IMAVOX
1978 EM MANGAS DE CAMISA - ORFEU
1980 O PENSAMENTO - POLYGRAM
1980 OLHOS TRISTES - POLYGRAM
1981 PALHAÇOS À SOLTA - POLYGRAM
1981 A CANTIGA DO CHOURIÇO - POLY6RAM
1982 AS CANTIGAS DO AVÔ CANTIGAS -POLYGRAM
1983 Ó ZÉ BATE O PÉ - POLYGRAM
1983 PÁ PÉ PI PÓ PU - POLY6RAM
1985 CHEGOU O MENINO JESUS - POLYGRAM
1986 HISTÓRIAS DO CORPO HUMANO - POLYGRAM
1987 PLANETA AZUL- POLYGRAM
1988 BALADA DA NEVE - POLYGRAM
1992 ZOO LÓGICO (VITAMINAS) - SONY MUSIC
1994 TULIMIX COM O AVÔ CANTIGAS - ESPAÇO 3P
1994 AS MELHORES DO AVÔ CANTIGAS - POLYGRAM
1997 PARAR E ANDAR COM O GUARDA VIDAL - POLYGRAM
1999 A DESCOBERTA DO EURO - ESPAÇO 3P
2000 O LIVRO DAS CANÇÕES - IMPAL,A
2001 BIRIBUM BIRIBUM - UNIVERSAL
2002 E BOM SER ASSIM - ZONA MÚSICA
2003 VASSOURA VOADORA - ZONA MÚSICA
2004 CANTA-ME HISTÓRIAS - FAROL MÚSICA
2006 MÚSICA BISCOITECA - FAROL MÚSICA

Biografia

Carlos Vidal nasceu na Lousã (distrito de Coimbra) em 1954.
Desde cedo manifestou facilidade em enfrentar uma plateia tendo participado, a partir dos 7 anos, em várias festas como cantor.
Aos 12 anos passa a viver em Cascais e durante os seus estudos confirma a sua vocação para o entretenimento participando em todas as actividades extracurriculares ligadas à música e ao teatro. É precisamente durante este tempo que aprende a tocar guitarra e, já no fim dos estudos liceais, ingressa no Conservatório Nacional de Música.
Autor e compositor, vê as suas primeiras canções aceites por uma editora e em 1973 (com 19 anos) grava o seu primeiro disco.
Inicia então uma carreira que nos anos seguintes se consolida com a edição de mais trabalhos discográficos que o levam a participar em inúmeros programas de televisão e rádio. Paralelamente, vai realizando espectáculos ao vivo por todo o país.
Em 1982, já com 8 discos gravados, edita um novo título; este novo disco vai transformar-se num marco importante da sua carreira.
AS CANTIGAS DO AVÔ CANTIGAS é o nome da obra que assim dá início a um novo trajecto. O êxito deste lançamento é de tal ordem que, a caminho dos 25 anos de idade, o AVÔ CANTIGAS continua em plena actividade tendo conseguido acumular um grande capital de popularidade que nos dias de hoje se transmite de pais para filhos.
Depois do surgimento do AVÔ CANTIGAS, Carlos Vidal, na pele deste patusco velhote, tem sido convidado para dezenas e dezenas de programas de televisão. No seu curriculum está também a transmissão dos seus pr6pios programas tendo conduzido várias séries de TV estendendo-se, algumas delas, por meses de duração.
Surgem também convites para algumas peças de teatro (RTP) dirigidos ao público infanto-juvenil onde participa como actor e autor das respectivas bandas sonoras.
Por 3 vezes é apurado para o FESTIVAL RTP DA CANÇÃO onde intervém como autor, compositor e intérprete.
Na sequência da afirmação da sua carreira vê-se ligado a vários acontecimentos que se juntam assim à sua actividade principal; destaque para a CORRIDA DO BOM AMBIENTE que organiza em 1987 e que regista a participação de centenas de atletas vindos de vários pontos do país. Ainda no âmbito das comemorações do ANO EUROPEU DO AMBIENTE que no mesmo ano de 1987 teve sede em Lisboa, é convidado pela Secretaria de Estado a participar no evento tendo produzido para o efeito o álbum PLANETA AZUL.
Por ocasião das FESTAS DE LISBOA tem marcado presença nas MARCHAS POPULARES. Já foi "padrinho” por diversas vezes bem como o autor das letras e músicas das marchas em que participou. Esta relação com as Festas de Lisboa atingiu o seu ponto alto ao vencer o concurso organizado pela Câmara Municipal, tornando-se assim no autor e compositor da Grande Marcha de Lisboa 2004.
Das suas actuações ao vivo, pode destacar-se a apresentação de AS LOUCURAS DO AVÔ CANTIGAS, um espectáculo que esteve vários meses residente numa sala de Lisboa e que teve produção de José Nuno Martins.
Embora colabore muito frequentemente com câmaras municipais de todo o país. Salienta-se também a apresentação do espectáculo CANTIGAS CONVERSADAS que, a convite do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, se realizou durante largas semanas no teatro Maria Matos, tendo sido visto por milhares de alunos do 1° ciclo.
Do conjunto das suas actuações do país podemos anotar a sua passagem por Genebra, Cidade do Luxemburgo, Londres (onde participou oficialmente nas festas comemorativas do “10 de Junho” organizadas pelo Consulado Português) e também sua deslocação ao Canadá (Toronto e Montreal) a convite da então Secretaria de Estado do Turismo, por ocasião da Semana Cultural Portuguesa que ali teve lugar.
Em 2001, a convite de Isabel Lamas, lançou O LIVRO DAS CANÇÕES. Foi uma aposta num trabalho apresentado com um formato diferente do habitual que alcançou enorme sucesso.
O repertório do AVÔ CANTIGAS atravessa várias áreas do conhecimento e o interesse pedagógico das suas canções tem sido reconhecido por entidades ligadas ao meio escolar. Tal facto tem-lhe proporcionado percorrer o país de norte a sul actuando num elevado número de escolas. Em alguns casos tem mesmo satisfeito encomendas que depois se transformam em espectáculos itinerantes que percorrem centenas de estabelecimentos de ensino. O Euro, a Segurança Rodoviária, a Língua Portuguesa, a Protecção do Ambiente, a Saúde, entre outros, têm sido alguns dos assuntos abordados.
Desde o seu início de carreira em 1973, Carlos Vidal já gravou mais de duas dezenas de discos em 2002, onde, mais uma vez, vestiu a pele do personagem que mudou a sua vida, celebrou o 20 aniversário do AVÔ CANTIGAS editando o disco É BOM SER ASSIM. Este CD contou com uma lista de convidados de luxo: António Pinho, Catarina Furtado, João Gil, Jorge Palma, Pedro Freitas Branco, Tim, Tozé Brito e Rui Veloso.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,539,307