Notícias
QUINTA PEDAGÓGICA DE BRAGA VISITADA POR MAIS DE 60 MIL
Mais de 60 mil indivíduos visitaram a Quinta Pedagógica de Braga desde a sua abertura ao público há três anos. Este é um dos números a abordar em contexto de terceiro aniversário do Centro Municipal de Formação e Experimentação Ambiental, que se assinala segunda-feira (22 de Janeiro) e a que se associa o Presidente da Câmara Municipal.
Mais de 60 mil indivíduos visitaram a Quinta Pedagógica de Braga desde a sua abertura ao público há três anos. Este é um dos números a abordar em contexto de terceiro aniversário do Centro Municipal de Formação e Experimentação Ambiental, que se assinala segunda-feira (22 de Janeiro) e a que se associa o Presidente da Câmara Municipal.
Mesquita Machado, então acompanhado pela Vereadora da Educação, desloca- -se, às 11h30, a este equipamento municipal localizado no Caminho dos Quatro Caminhos-Real, nas imediações da área urbana de Braga, participando então nas iniciativas evocativas da data.
Na circunstância, a Quinta Pedagógica de Braga abre-se a uma centena de convidados oriundos da escola “EB 1” de São Lázaro, que, a partir das 9h30, visita os vários espaços que enformam este projecto ludo-educativo e participa em actividades pedagógicas, como um ateliê de agro-pecuária e a confecção de pão de trigo.
A evocação formal deste terceiro aniversário, depois de algumas palavras do Presidente da Câmara Municipal, acontece com a interpretação dos “parabéns à quinta”.
De acordo com a vereadora da tutela, Palmira Maciel, a Quinta Pedagógica de Braga tem registado uma crescente adesão do público em geral, mas com particular destaque para a comunidade escolar, afinal, o seu primeiro destinatário.
«Desde 2004, a quinta foi visitada por 33 460 alunos das escolas dos primeiros níveis de ensino e por 32 925 indivíduos, afectos ou não à comunidade escolar; isto, num total de 63 381 pessoas em três anos», adianta.
Esta receptividade – sublinha a responsável – multiplica as justificações que o Município de Braga registava para o investimento que então fez neste projecto e para aqueles que continuamente aqui continua a fazer.
De entre as actividades desenvolvidas por este Centro de Formação e Experimentação Ambiental destacam-se, como as que obtêm maior adesão do público-alvo, os “ateliês de agro-pecuária”, a “cozinha”, a “experimentação ambiental”, e os ateliês “da fábula” e das “artes plásticas”.
A par do conjunto de ateliês desenvolvidos, a Quinta Pedagógica de Braga é também palco da evocação de algumas efemérides, como o Dia dos Direitos dos Animais, Dia da Alimentação, Dia de São Martinho, Dia Mundial da Árvore, Dia do Agricultor, Dia Mundial da Energia.
Este equipamento de apoio à rede escolar de Braga propõe-se «continuar a oferecer oportunidades de formação nas áreas da fauna e da flora e de sensibilização para a defesa do meio-ambiente, proporcionando a todos visitas devidamente organizadas e orientadas para a comunidade escolar, tornando este espaço num verdadeiro “laboratório” ao ar livre».
A Quinta Pedagógica de Braga, que se estende por dois hectares e meio, é uma quinta tradicional minhota, recuperada e adaptada pelo Município de Braga para fins ludo-pedagógicos. Assume-se como um verdadeiro centro de formação e experimentação ambiental, circunstância em que pretende reforçar os laços cada vez mais estanques entre o residente urbano e o meio rural.
Dirigida prioritariamente à comunidade escolar local e regional, subdivide-se em espaços diferenciados designadamente os dedicados à pecuária, aves de capoeira, vitivinicultura, hortas pedagógicas, pomar e bosque. Compreende ainda áreas dedicadas à confecção alimentar e um laboratório de experiências ambientais.