Notícias
CASA DE CAMILO TERÁ QUINTA PEDAGÓGICA
A Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, situada no centro da freguesia de S. Miguel de Seide, a cinco quilómetros da cidade de Vila Nova de Famalicão, será valorizada por uma quinta pedagógica com uma extensão de cerca de 10 mil metros quadrados no terreno que circunda a última residência do autor do romance “Amor de Perdição”.
A Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, situada no centro da freguesia de S. Miguel de Seide, a cinco quilómetros da cidade de Vila Nova de Famalicão, será valorizada por uma quinta pedagógica com uma extensão de cerca de 10 mil metros quadrados no terreno que circunda a última residência do autor do romance “Amor de Perdição”.
O projecto da quinta pedagógica – que visa recriar uma propriedade agrícola tipicamente minhota na casa onde viveu Camilo Castelo Branco, que será colocada à disposição da população escolar e do turismo cultural –, assim como um plano de reabilitação urbana do centro de Seide de S. Miguel, insere-se numa segunda fase do projecto de valorização da Casa-Museu de Camilo, que foi iniciado com a construção do Centro de Estudos Camilianos, projectado pelo arquitecto Siza Vieira.
O escritor Camilo Castelo Branco e o Município de Vila Nova de Famalicão estiveram em destaque durante o dia de terça-feira, 9 de Janeiro, na programação do Canal 1 da RTP, no âmbito da programação especial do principal canal público para assinalar a estreia da telenovela “Paixões Proibidas”, tendo o presidente da Câmara, Armindo Costa, aproveitado a ocasião para anunciar estas novidades.
Armindo Costa foi um dos convidados do programa matinal “Praça da Alegria”, conduzido por Sónia Araújo e Hélder Reis, realizado a partir dos estúdios de Vila Nova de Gaia, com intervenções em directo do Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide, junto à Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, em cujos romances “Amor de Perdição”, “O Livro Negro do Padre Dinis” e “Mistérios de Lisboa” se baseia a novela “Paixões Proibidas”, realizada através de uma produção conjunta entre a RTP e a rede brasileira TV Bandeirantes.
No mesmo dia, Armindo Costa, assim como o director da Casa-Museu de Camilo, o professor universitário Aníbal Pinto de Castro, participaram igualmente em directo, a partir de Seide, no programa informativo “Portugal em Directo”, sendo entrevistados pelo jornalista Alberto Serra.
Nas duas intervenções na RTP, Armindo Costa falou da “importância de Camilo na política cultural de Famalicão”, tendo afirmado que “apostar em Camilo é apostar na Cultura e na defesa da Língua Portuguesa”, manifestando-se orgulhoso pelo facto de a Casa-Museu de Seide ser um dos núcleos museológicos consagrados a escritores mais visitados do país.
“A Casa Museu de Camilo recebe anualmente cerca de 20 mil pessoas, nomeadamente crianças e jovens estudantes”, adiantou o presidente do Município, revelando que o plano de valorização da Casa de Camilo implica um investimento na ordem dos cinco milhões de euros, contemplando a construção do Centro de Estudos Camilianos, a reabilitação do centro urbano de S. Miguel de Seide e criação de uma Quinta Pedagógica Camiliana, tendo a Câmara Municipal de Famalicão já adquirido o terreno necessário para o efeito.
A futura Quinta Pedagógica da Casa-Museu de Camilo Castelo Branco – unidade museológica que integra a Rede Portuguesa de Museus – será equipada com um centro de serviços educativos que será instalado num imóvel térreo que irá recriar a casa de apoio à propriedade agrícola que existia no tempo de Camilo Castelo Branco.
Refira-se que, já a ter em conta as obras de reabilitação urbana no centro freguesia, avança no terreno, esta semana, uma empreitada de instalação das redes de abastecimento de água e saneamento básico na estrada municipal que atravessa S. Miguel de Seide, num investimento municipal de 125 mil euros.