Notícias
TORA TORA BIG BAND
A Tora Tora Big Band terminou em Dezembro a sessão de gravações do segundo álbum de originais que será editado em Março pela Music Mob Records.
TORA TORA BIG BAND
prepara edição do novo álbum para Março
A Tora Tora Big Band terminou em Dezembro a sessão de gravações do segundo álbum de originais que será editado em Março pela Music Mob Records.
Depois de “Tora Tora”, o disco de estreia, editado em Abril do ano passado (um dos 13 melhores álbuns nacionais de 2006 segundo o semanário “Expresso”), o segundo registo desta big band de afro-latin-jazz, ainda sem título, foi gravado nos estúdios Namouche e o primeiro single de promoção estará disponível a partir de dia 15 de Janeiro.
A banda adianta algumas novidades para este novo disco, que anunciam como sendo ainda mais dançável do que o registo de estreia. Conta com a participação de alguns convidados especiais, como Kika Santos dos Loopless (na voz e composição de algumas letras), o guitarrista e vocalista moçambicano André Cabaço, a cantora Sílvia dos Hysteria Iberika e algumas outras surpresas.
O novo disco vai incluir ainda um a dois temas remisturados por produtores ligados ao universo da electrónica e uma música dedicada a Lisboa, a cidade que inspirou a reunião destes doze músicos com seis nacionalidades diferentes.
Para mais informações sobre a Tora Tora Big Band...
Os Tora Tora Big Band formaram-se em 2001 impulsionados pela vontade do trompetista Johannes Krieger e o trombonista Lars Arens, dois alemães residentes em Portugal. O seu propósito era criar uma orquestra que tocasse música para dançar, recuperando o espírito das antigas Big Bands e simultaneamente acrescentando outros elementos e tendências sonoras como o Afro, o Arabic, o Latin e o Funk.
Doze músicos consagrados, reunidos numa consistente formação de metais e secção rítmica, criam uma palete sonora abundante gerada pelo intercâmbio geográfico e cultural dos seus elementos, disperso por territórios tão diversos como Portugal, Brasil, Alemanha, E.U.A., Dinamarca e Itália.
Editaram em Abril deste ano “TORA TORA”, um disco que reúne um repertório de oito temas originais e uma revisitação de “Afro Blue” de M. Santamaria. Um registo onde o Jazz se cruza com sonoridades dos quatro cantos do mundo, da África às Caraíbas, passando pelo Médio Oriente, pelo Brasil e Argentina. O álbum conta ainda com as participações do britânico Alban Hall (didgeridoo) e de João Gomes ( Spaceboys e Cool Hipnoise) nos efeitos “espaciais”.
Tora Tora Big Band tem levado esta efusiva combinação do jazz com ritmos caribenhos, brasileiros e africanos, numa verdadeira injecção de calor sonoro, em concertos e actuações ao vivo um pouco por todo o país.
www.toratorabigband.org
www.myspace.com/toratorabigband
A Tora Tora Big Band:
Miguel Gonçalves (Brasil), 1º trompete
Actuações com: Orquestra do Herman Sic, Orquestra do Hot Clube de Portugal, Paulo Gonzo, Luis Represas ...
Johannes Krieger (Alemanha), 2º trompete/composição/arranjo
Actuações com: Nuno Rebelo, Yuri Daniel, Gregg Moore, Jorge Rivotti, Marco Franco, Bruno Pedroso ...
Guto Lucena (Brasil), Saxo Alto e Saxo Barítono
Actuações com: Melissa Walker, Dulce Pontes, Paulo de Carvalho, Orquestra do Herman Sic ...
Zé Maria (Portugal), Saxo Alto
Actuações com: Orquestra de jazz de Jorge Costa Pinto, Orquestra do Hermansic (ocasional).
Lars Arens (Alemanha), 1º Trombone/composição/arranjo
Actuações com: Big Band do Hot Clube de Portugal, Bernardo Moreira, Bruno Pedroso, Yuri Daniel, L.A. Jumping Pulgas, Big Band do Claus Nymark, Tito Paris, Bana, European Jazz Youth Orchestra 2004...
Claus Nymark (Dinamarca), 2º Trombone
Actuações com: Big Band do Hot Clube de Portugal, Mário Delgado, Pedro Abrunhosa, Tito Paris, Laurent Filipe ...
Peter Wetherill (EUA), 3º Trombone
Actuações com: Maria Viana, Alan Thomas, Lisbon Jazz Orchestra, Gregg Moore ...
David Rodrigues (Portugal), Bateria
Actuações com: Terrakota, Woodstone, Filarmonic Weed, Orquestra Ligeira da amadora, Estrada de Santiago...
Francesco Valente (Itália), Baixo
Actuações com: Terrakota, Né Ladeiras, Loopless ...
Filipe Raposo (Portugal), Teclado
Actuações com: Mafalda Veiga, Dulce Pontes, Paulo de Carvalho, Eugénia Mello e Castro ...
Hugo Menezes (Portugal), Percussão
Actuações com: Cool Hipnoise, Spaceboys, Mercado Negro, Los Tomatos, Músicas de Sol e Lua (com: Sérgio Godinho, Vitorino, Rão Kyao, entre outros) ...
André Pacheco “Junior“ (Portugal), Percussão
Actuações com: Terrakota, Baobab, Misguide ...
Tora Tora Big Band na imprensa
“ É a livre circulação de ideias que começa por fazer o fascínio deste colectivo (...) do qual poderá resultar uma nova era da tradição orquestral cultivada aquém-fronteiras. (...) há nesta linguagem híbrida uma séria capacidade de espalhar “joie de vivre” à sua volta (...) a solidez estrutural, a disciplina colectiva, a invenção melódica, a riqueza harmónica e a frescura da expressão (...) darão um apetecível fruto”.
Ricardo Saló in “Expresso”
“A estreia da Tora Tora Big Band recupera uma ideia com quase 100 anos. Mas com Cuba e as Arábias. Isto é: Count Basie e Duke Ellington a flirtar com o funk. Coisa quente. (...) interpretações irrepreensíveis, o bom gosto dos arranjos, a variedade de registos. É coisa rara por cá, o mundo dos Tora Tora (...) uma espécie de Nações Unidas do groove.”
João Bonifácio in “Y”
“ (...) os 12 elementos criaram um ambiente sofisticado, vibrante e dançante de uma verdadeira festa. O disco, até ao fim, é uma dose elevada de vitamina C, cheia de energia e efervescência, com todos os ingredientes para fazer soltar o pé dos mais inibidos (...) À portentosa secção de metais acrescentam algo de novo à história das big band (...) num intercâmbio cultural que se sente nesta música”
Sofia Freire in “Jornal de Letras”
“As premissas deste projecto (...) tinham de resultar num excelente disco (...) disfarçado, na capa, de laranja sumarenta, pode ser um dos melhores remédios para andar bem-disposto neste Verão”.
Pedro Dias de Almeida in “Visão”
“ (...) dizer se é ou não jazz a música que o grupo faz é dizer pouco da qualidade do seu trabalho, que é excelente (...) tudo é energia vitaminada, capaz de contagiar qualquer pista de dança (...) é o balanço que move os Tora Tora. E duas coisas sobram da audição deste disco: um pezinho cansado de tanto bater e a vontade de provar a laranja descascada e ao vivo.”
João Pedro Oliveira in “Diário de Notícias”