"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

NATAL É COM O CHAPITÔ

Os alunos da Escola Profissional de Artes e ofícios do Espectáculo do Chapitô levam o Natal a 3 instituições de Solidariedade Social, num gesto de entre ajuda e solidariedade para com os que mais precisam e menos tem nesta quadra Natalícia.

Os alunos da Escola Profissional de Artes e ofícios do Espectáculo do Chapitô levam o Natal a 3 instituições de Solidariedade Social, num gesto de entre ajuda e solidariedade para com os que mais precisam e menos tem nesta quadra Natalícia.

LARES DO FUTURO
Quarta-feira dia 20 de Dezembro de 2006
Pelas 15h30

Lares do Futuro  é uma associação para acolhimento e apoio a Crianças e Jovens privados de ambiente familiar, fundada em Portugal em 1996 e reconhecida como IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) e de Superior Interesse Social. 
A Missão da Instituição é apoiar Crianças e Jovens, preferencialmente grupos de irmãos – sem distinção de idade, sexo, raça ou religião – que estejam privados de um ambiente familiar estável, facultando-lhes em pequenos Lares um acolhimento que lhes garanta bem-estar, afecto e educação, preservando a sua privacidade e intimidade, criando as condições que permitam o seu desenvolvimento e formação humana até à sua integração na sociedade.

www.novofuturo.org 

CASA SOL
Quinta-feira dia 21 de Dezembro de 2006
Pelas 16h00

A Sol é uma ONG - Organização Não Governamental e está vocacionada para dar apoio às crianças infectadas e afectadas pelo vírus da Sida, prestando ajuda às famílias (apoio médico, psicossocial e hospitalar) e, também, desenvolvendo acções de apoio domiciliário, informação e encaminhamento.
Esta Associação procura a integração familiar, social e escolar sem discriminação.

ASSOCIAÇÃO CrescerSer
Quinta-feira, 21 de Dezembro 2006
18h00

Trata-se de uma organização que não possui bens ou rendimentos próprios; que sobrevive graças ao apoio de alguns serviços públicos e autarquias locais e, principalmente, das contribuições de empresas e particulares, apoios financeiros esses que se têm revelado cada vez mais insuficientes para fazer face às necessidades das muitas crianças que recebe e apoia.
A promoção e defesa dos direitos das crianças, sobretudo das que se encontram em situação de risco, é uma área prioritária de intervenção comunitária – uma área onde os Magistrados Judiciais poderão contribuir, de forma visível, designadamente auxiliando organizações que desenvolvem, quantas vezes num contexto de grandes dificuldades e obstáculos, uma relevantíssima actividade em prol das muitas crianças desfavorecidas.

www.crescerser.org


EPAOE

Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo do Chapitô (EPAOE) é uma escola impar no panorama de ensino português.
Criada por Teresa Ricou em 1991 vem colmatar a necessidades de formação no domínio do espectáculo e animação circense, numa perspectiva pluridisciplinar e multicultural com 2 grandes objectivos: Inovar e Integrar.
Com uma equipa de professores empenhada em fazer deste projecto um espaço de pensamento, reflexão e criação, a escola tem ao dispor dos alunos 2 cursos Artes e Animação Circenses e Ofícios do Espectáculo, com duração de 3 anos. Dá equivalência ao 12º ano com Certificado Profissional de nível 3, de acordo com a regulamentação da União Europeia.
Entrar na EPAOE – Chapitô significa decidir estar presente, de livre vontade, disposto a entregar-se ao imenso esforço e disciplina que a profissão de ofícios ou de artista do espectáculo exige. A EPAOE – Chapitô trabalha para que o corpo deixe de ser um instrumento e se afirme na sua individualidade física e mental, descobrindo a criatividade de construir o espectáculo.
A formação dos alunos processa-se em projecto. No 1º ano sob a designação Mostra Técnica, no 2º ano Exercício-Espectáculo e no 3º ano Projecto PAP (Prova de Aptidão Profissional);
As técnicas circenses são o centro de aprendizagem física, artística, cultural, plástica dos cursos de Artes e de Ofícios do Espectáculo. Conhecimentos práticos e teóricos são cruzados em seminários, laboratórios e na área de Integração.
Os alunos do 3º ano realizam estágios profissionais nas áreas da animação cultural, social, Companhias (de teatro, dança, circo), em Ateliers de profissionais (plásticos, de adereços, guarda-roupa), na Televisão ou em organismos públicos e privados ou semi-privados, em Portugal e no Estrangeiro.
Dos alunos que passaram pelo Chapitô, a maioria encontra-se, com sucesso, no mercado de trabalho (nos bastidores, na cena ou em produções próprias).

www.chapito.org

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,539,173