Notícias
CONFRARIA DOS GASTRÓNOMOS DO ALGARVE
A Confraria dos Gastrónomos do Algarve vai assinar um protocolo de geminação com a Confraria do Azeite, no dia 7 de Dezembro em Vila Velha de Rodão, fazendo descolar uma delegação representada pelo Grão-Mestre José Manuel Alves.
A Confraria dos Gastrónomos do Algarve vai assinar um protocolo de geminação com a Confraria do Azeite, no dia 7 de Dezembro em Vila Velha de Rodão, fazendo descolar uma delegação representada pelo Grão-Mestre José Manuel Alves.
O motivo da visita prende-se também com o III Festival da Tibornia que tem o apoio da Confraria do Azeite, onde durante este evento irá ser içada a Bandeira Rota dos Lagares - Herdade da Tojeira, seguido da cerimónia de geminação entre as duas Confrarias e na presença de várias entidades da Beira Interior e do Algarve.
Esta cerimónia irá ser transmitida em directo pela RTP 1, no dia 7, cerca das 18 horas, no programa "Portugal em Directo".
O objectivo primordial desta geminação, é a defesa comum dos produtos mais genuínos e tradicionais das suas Regiões, potenciar e promover a entrada para a Rota dos Lagares do Museu do Azeite de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, e posteriormente a entrada da unidade da Cooperativa Agrícola de Produtores de Azeite da mesma localidade.
O presente Protocolo consigna ainda a "concessão de reciprocidade de tratamento entre elementos das duas Confrarias, de modo a que direitos e deveres sejam comuns e sirvam para estreitar laços de verdadeira amizade e um profundo espírito de cooperação na prossecução dos objectivos de ambas as Confrarias".
Outro objectivo é a promoção, sempre que possível, em acções colectivas ou individuais, dos produtos de ambas as Confrarias, quer em Festivais Gastronómicos, quer em manifestações culturais de qualquer natureza, em Portugal ou no estrangeiro.
Pretende-se ainda possibilitar que ambas as Confrarias se possam fazer representar entre si em actos protocolares e promocionais da mais diversa natureza, desde que a lei não exija mandato de formalidade específica.
Entre os objectivos está também a realização anual de uma reunião conjunta, alternadamente em cada uma das Regiões ou em localização que mereça mútuo acordo, com o fim de assegurar eficácia prática ao presente protocolo e proporcionar o planeamento de acções conjuntas, nomeadamente fomentar o projecto "Exportar cá dentro - Algarve".
Este programa tem por objectivo o incremento do consumo dos Azeites produzidos em Portugal, em particular a carta de Azeites - Rota dos Lagares, no Algarve e ao mesmo tempo a promoção em época baixa das unidades turísticas, hotéis e restaurantes.
Não é demais recordar que a Confraria de Gastrónomos do Algarve foi constituída em 9 de Setembro de 2005 e que tem como objectivos promover a investigação do património gastronómico nos seus múltiplos aspectos, receituário, arte e técnica dos produtos regionais, contribuir para a elaboração de uma carta gastronómica, bem como defender e divulgar a autenticidade da gastronomia regional sem, no entanto, reprimir a sua evolução natural.