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TALC - TESTE DE AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM NA CRIANÇA
Os itens escolhidos para este teste tiveram como base capacidades linguísticas que pudessem identificar as diferentes etapas do desenvolvimento normal da linguagem. Para a sua construção procedeu-se à definição de aspectos linguísticos a avaliar e respectivas provas.
O TALC avalia…
As componentes de Compreensão e Expressão da Linguagem nas áreas da:
- Semântica: vocabulário, relações semânticas e frases absurdas;
- Morfossintaxe: frases complexas e constituintes morfossintácticos;
- Pragmática: funções comunicativas.
O TALC tem como finalidade…
- Identificar crianças que funcionam significativamente abaixo dos seus pares relativamente à linguagem;
- Identificar áreas específicas fortes e fracas;
- Promover evidência do progresso da intervenção.
Idade de aplicação
Dos 2 anos e meio aos 6 anos.
Tempo de aplicação
30 a 45 minutos.
Material
- Manual do examinador;
- Livro de imagens;
- Conjunto de objectos;
- Folhas de registo;
- Uma mala;
- Uma chapa de identificação em madeira;
- Uma inscrição gratuita para o workshop “Fundamentos sobre a Aplicação e Cotação do TALC”.
Autoras
- Eileen Sua Kay
Terapeuta da Fala
Master in Education,
Mestre em Linguística (Psicolinguística)
Professora no Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde
- Maria Dulce Tavares
Terapeuta da Fala
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Educação (Multideficiência)
Professora na Escola Superior de Saúde do Alcoitão
Construção e Validação do TALC
Os itens escolhidos para este teste tiveram como base capacidades linguísticas que pudessem identificar as diferentes etapas do desenvolvimento normal da linguagem. Para a sua construção procedeu-se à definição de aspectos linguísticos a avaliar e respectivas provas. O material necessário para a sua aplicação (objectos estímulo e imagens) foi escolhido criteriosamente de forma a ser atractivo e estimulante para a criança.
Numa primeira fase foi realizado um estudo exploratório com 210 crianças de ambos os sexos, entre os dois anos e seis meses e os seis anos de idade, residentes na área da Grande Lisboa. Após a análise dos resultados deste estudo, construiu-se a versão definitiva do TALC e procedeu-se à aferição. Esta foi realizada com 580 crianças, entre os dois anos e seis meses e os seis anos de idade, integradas em jardins de infância, de áreas urbanas e rurais, de várias regiões do Continente: Alentejo, Algarve, Grande Lisboa, Minho e Trás os Montes e também nos Açores.
Foi efectuada a análise estatística obtendo-se para cada um dos subtestes os valores médios e respectivos desvios padrão para quatro faixas etária: 2 anos e 6 meses aos 2 anos e 11 meses; 3 anos aos 3 anos e 11 meses; 4 anos aos 4 anos e 11 meses; 5 anos aos 5 anos e 11 meses. A consistência interna deste instrumento foi analisada através do alfa de Cronbach indicando uma consistência razoável a boa nos vários subtestes, e muito boa nos totais da Compreensão e Expressão.
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