"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONFRARIAS

Num evento organizado pela Confraria do Caco com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso decorreu nos dias 18 e 19 de Novembro o Encontro Internacional de Confrarias que juntou várias centenas de confrades e confreiras de 30 confrarias oriundas de todo o país e estrangeiro.

Das várias iniciativas levadas a efeito nos dois dias de estada dos confrades em Santo Tirso, salientamos a recepção nos Claustros do Mosteiro de S. Bento, a inauguração da maior exposição de presépios do país (são cerca de 500 os exemplares patentes ao público no átrio da Câmara Municipal), a missa na capela do Hospital de Santo Tirso, o desfile das confrarias pelas ruas da cidade e a cerimónia de entronização dos novos membros da Confraria do Caco.

A Cerimónia de Entronização de novos Confrades

O Encontro Internacional de Confrarias terminou com a cerimónia de entronização de novos elementos da Confraria do Caco que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Para além dos nove confrades efectivos foram entronizados mais quatro Confrades Honorários, de entre os quais o Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes. Eram 12h30 de domingo, quando se iniciou a cerimónia de entronização num salão nobre a abarrotar.

O Presidente Castro Fernandes foi o primeiro a usar da palavra, Depois de “saudar todos os presentes” e de “lamentar a chuva intensa que havia caído durante toda a manhã e que complicou o desfile”, o autarca definiu como “marcante e notável a presença de tantos confrades e confreiras na cidade de Santo Tirso”, confirmando que era “com a maior honra que recebia no concelho as confrarias presentes”. Na sua alocução Castro Fernandes lembrou ainda que “perante a rica e diversificada oferta cultural, gastronómica e turística de Santo Tirso, esperamos novas visitas dos presentes numa terra de bons costumes e sempre hospitaleira”. O presidente da Edilidade Tirsense não deixou de relevar o nome do ilustre munícipe e confrade Delfim Manuel “sem o qual não seria possível organizar com tanto êxito este encontro internacional de confrarias, bem como a maior exposição de presépios do nosso país”.

A Cardeal (assim se denomina a presidente da assembleia-geral da Confraria do Caco) deu então início à cerimónia de entronização, começando por chamar os novos nove membros efectivos, Estes, depois de lerem em voz alta algumas das suas principais obrigações enquanto confrades, depois de vestirem o traje e de guardaram e “caco” respectivo, foram devidamente «empossados» como confrades pelo Grão Mestre. Todo este ritual se repetiu na entronização dos novos quatro confrades honorários, de entre os quais se contava o Presidente Castro Fernandes e dois Representantes do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

O que é a Confraria do Caco

A Confraria do Caco, com sede na Rua do Loureiro, nº 8, Freguesia de Rebordões, Concelho de Santo Tirso, é uma associação sem fins lucrativos que tem por objecto o estudo, a promoção e a glorificação das artes e saberes populares. Na prossecução dos seus fins, a confraria organizará festas, recepções, palestras, concursos, conferências, cursos, passeios culturais e exposições, defenderá a genuinidade, tipicidade e prestígio do artesanato e promoverá a colaboração com outras confrarias nacionais e estrangeiras. Os confrades são entronizados uma vez por ano – aquando da realização das cortes ordinárias – e ficam obrigados a respeitar os estatutos e a usar um traje próprio.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,541,463