Notícias
TV BRASILEIRA FAZ REPORTAGEM SOBRE CAMILO CASTELO BRANCO
Uma equipa da televisão brasileira TV Band, uma das maiores cadeiras de televisão do Brasil, esteve esta semana na Casa-Museu Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, a realizar uma reportagem para o “Jornal da Band”, um programa semanal de grande informação
Equipa de reportagem esteve na Casa-Museu do escritor em Famalicão
Uma equipa da televisão brasileira TV Band, uma das maiores cadeiras de televisão do Brasil, esteve esta semana na Casa-Museu Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, a realizar uma reportagem para o “Jornal da Band”, um programa semanal de grande informação, que tem actualmente uma audiência média de 20 milhões de espectadores e terá uma edição totalmente dedicado ao escritor famalicense. A TV Band é a terceira cadeira de televisão mais vista no Brasil, depois da TV Globo e da TV Record.
A vida e obra de Camilo suscitaram o interesse da televisão brasileira, no seguimento da novela “Paixões Proibidas”, inspirada na obra camiliana, uma co-produção entre a RTP e a TV Bandeirantes, que está já em exibição no Brasil e chegará brevemente a Portugal.
O “Jornal da Band” dedicado a Camilo Castelo Branco irá abordar a vida do romancista e da sua companheira, Ana Plácido, na sua casa em Seide S. Miguel, através de uma visita guiada aos vários compartimentos e de um relato que como seria o seu dia-a-dia. Ao longo do programa será ainda feita uma breve incursão na vasta obra do escritor.
A equipa de reportagem está em Portugal durante uma semana a realizar um total de seis trabalhos para o “Jornal da Band”. Para além da edição dedicada a Camilo, o programa irá debruçar-se ainda sobre a história da Escola da Ponte, em Vila das Aves, as aldeias históricas em Portugal, o Azeite e o Vinho portugueses, e ainda sobre o escritor Luís Miguel Rocha, autor do livro dedicado a João Paulo I, intitulado “O Último Papa”, que é conhecido no Brasil, como o “Dan Brown Português”.
“PAIXÕES PROIBIDAS” INSPIRADAS NA OBRA DE CAMILO
Filmada entre Portugal e o Brasil, a novela “Paixões Proibidas” é uma adaptação livre de três obras de Camilo Castelo Branco – “Amor de Perdição”; “O Livro Negro do Padre Dinis” e “Mistérios de Lisboa” – e é escrita por Aimar Labaki, estando a direcção geral a cargo de Ignácio Coqueiro.
A história da novela gira à volta de três histórias de amor, num tempo em que as pessoas circulavam com facilidade entre Portugal e Brasil – graças à Carreira das Índias que ligava Lisboa, Rio de Janeiro e Goa. A novela viaja no tempo e desembarca no Brasil e Portugal do início do século XIX para contar a história do amor proibido de Simão e Teresa, a vida misteriosa do padre Dinis e as paixões de Alberto de Miranda.
O elenco reúne actores brasileiros e portugueses, como Virgílio Castelo (que assume o papel de Padre Dinis e assegura a direcção do projecto por parte da RTP), Natália Luíza, Pedro Lamares, São José Correia, Carlos Vieira, Henrique Viana, Nuno Pardal, Ana Bustorff e Leonor Seixas, são os actores portugueses. Do rol de actores brasileiros fazem parte Filipe Camargo, Frateschi, Reinaldo Gonzaga, Maria Carolina Ribeiro e Julianne Trevisol, entre muitos outros.