"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TV BRASILEIRA FAZ REPORTAGEM SOBRE CAMILO CASTELO BRANCO

Uma equipa da televisão brasileira TV Band, uma das maiores cadeiras de televisão do Brasil, esteve esta semana na Casa-Museu Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, a realizar uma reportagem para o “Jornal da Band”, um programa semanal de grande informação

Equipa de reportagem esteve na Casa-Museu do escritor em Famalicão 

Uma equipa da televisão brasileira TV Band, uma das maiores cadeiras de televisão do Brasil, esteve esta semana na Casa-Museu Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, a realizar uma reportagem para o “Jornal da Band”, um programa semanal de grande informação, que tem actualmente uma audiência média de 20 milhões de espectadores e terá uma edição totalmente dedicado ao escritor famalicense. A TV Band é a terceira cadeira de televisão mais vista no Brasil, depois da TV Globo e da TV Record.

A vida e obra de Camilo suscitaram o interesse da televisão brasileira, no seguimento da novela “Paixões Proibidas”, inspirada na obra camiliana, uma co-produção entre a RTP e a TV Bandeirantes, que está já em exibição no Brasil e chegará brevemente a Portugal.

O “Jornal da Band” dedicado a Camilo Castelo Branco irá abordar a vida do romancista e da sua companheira, Ana Plácido, na sua casa em Seide S. Miguel, através de uma visita guiada aos vários compartimentos e de um relato que como seria o seu dia-a-dia. Ao longo do programa será ainda feita uma breve incursão na vasta obra do escritor.

A equipa de reportagem está em Portugal durante uma semana a realizar um total de seis trabalhos para o “Jornal da Band”. Para além da edição dedicada a Camilo, o programa irá debruçar-se ainda sobre a história da Escola da Ponte, em Vila das Aves, as aldeias históricas em Portugal, o Azeite e o Vinho portugueses, e ainda sobre o escritor Luís Miguel Rocha, autor do livro dedicado a João Paulo I, intitulado “O Último Papa”, que é conhecido no Brasil, como o “Dan Brown Português”.

“PAIXÕES PROIBIDAS” INSPIRADAS NA OBRA DE CAMILO

Filmada entre Portugal e o Brasil, a novela “Paixões Proibidas” é uma adaptação livre de três obras de Camilo Castelo Branco – “Amor de Perdição”; “O Livro Negro do Padre Dinis” e “Mistérios de Lisboa” – e é escrita por Aimar Labaki, estando a direcção geral a cargo de Ignácio Coqueiro.

A história da novela gira à volta de três histórias de amor, num tempo em que as pessoas circulavam com facilidade entre Portugal e Brasil – graças à Carreira das Índias que ligava Lisboa, Rio de Janeiro e Goa. A novela viaja no tempo e desembarca no Brasil e Portugal do início do século XIX para contar a história do amor proibido de Simão e Teresa, a vida misteriosa do padre Dinis e as paixões de Alberto de Miranda.

O elenco reúne actores brasileiros e portugueses, como Virgílio Castelo (que assume o papel de Padre Dinis e assegura a direcção do projecto por parte da RTP), Natália Luíza, Pedro Lamares, São José Correia, Carlos Vieira, Henrique Viana, Nuno Pardal, Ana Bustorff e Leonor Seixas, são os actores portugueses. Do rol de actores brasileiros fazem parte Filipe Camargo, Frateschi, Reinaldo Gonzaga, Maria Carolina Ribeiro e Julianne Trevisol, entre muitos outros.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,545,515