Notícias
GOLFE DE PASTAGEM
Muito entusiasmo e uma boa dose de boa disposição foram os ingredientes de destaque que marcaram o primeiro encontro de golfe de pastagem, no passado fim-de-semana, no concelho da Povoação.
Povoação dá tacada de saída no Golfe de Pastagem
Muito entusiasmo e uma boa dose de boa disposição foram os ingredientes de destaque que marcaram o primeiro encontro de golfe de pastagem, no passado fim-de-semana, no concelho da Povoação.
A iniciativa partiu do Pelouro da Cultura, Desporto e Turismo da câmara que reuniu alguns operadores turísticos e convidados para apresentar a mais recente aposta da autarquia no sector turístico. Apesar da inovação da modalidade, não faz parte das intenções da edilidade a concorrência com o campo de golfe da Achada das Furnas e da Batalha. Aliás, bem pelo contrário. Trata-se de uma modalidade livre em que a câmara será apenas a entidade impulsionadora.
As normas do golfe de pastagem, também conhecido como golfe natural ou rústico, são simples e aplicam-se segundo as mesmas regras, de Inverno, do golfe, podendo ajeitar-se a bola para permitir uma pancada num local muito adverso. Os buracos são substituídos, neste caso, por sinalizadores a distâncias variáveis. É dado cinco minutos para descobrir a bola e, se for o caso, retoma-se a jogada no local imaginário da perda. Finalmente, o “buraco” considera-se concluído quando estiver a menos de dois metros da bandeira/sinalizador.
Foram convidados a participar neste primeiro jogo de arranque alguns amantes do desporto, com destaque para Osvaldo Cabral, da RTP, que conseguiu arrecadar o primeiro lugar, enquanto que Paulo da Silva ganhou o segundo do pódio; Luís Silva o terceiro e o Delegado de Turismo de S. Miguel o quarto. À margem destes, a título mais experimental, jogou Francisco Álvares que, atendendo ao facto de nunca ter praticado golfe, conseguiu concluir a partida com alguma facilidade.
O encontro terminou com uma visita guiada ao Museu do Trigo, local onde foi também servido um almoço típico com pratos gastronómicos da ilha de S. Miguel e do concelho da Povoação.
Nos Estados Unidos da América o golfe das pastagens já tem organizações até para subdivisões como a “Professional Cow Pasture Golf Association” mas assume-se como uma modalidade não competitiva, baseada nos princípios do golfe, sem os formalismos elitistas. Há mesmo quem diga que se trata de uma forma de se regressar às raízes do golfe tradicional onde as ovelhas escocesas eram as responsáveis pela manutenção dos “greens”. Aqui serão as famosas vacas da raça Holstein que tratarão de ocupar este importante papel.
Tal como se pretendeu dar a conhecer nesta pioneira experiência que decorreu no passado sábado, no resto do mundo os praticantes do golfe das pastagens procuram uma forma de descontracção lúdica, ecologia e, sobretudo, económica.
Com edílicas paisagens onde se avista, de um lado, o mar e, do outro, a montanha, o concelho da Povoação procura ajudar, desta forma, a virar uma nova página no golfe e a revolucionar o desporto do género nos Açores.