Notícias
CONCURSO INTERNACIONAL DE IDEIAS
"Dinamizar as margens do Tejo desde Abrantes à Barquinha", Concurso Internacional de Ideias arranca Segunda-feira dia 6 de Novembro
Na sequência do lançamento do Concurso Internacional de Ideias para a Dinamização do Rio nas Margens do Médio Tejo, realizar-se-à uma Sessão Pública de Apresentação do Concurso, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, na Segunda-feira, dia 6, pelas 16 horas.
Ligar Vila Nova da Barquinha a Abrantes pelas margens do rio Tejo, numa lógica de efectiva intermunicipalidade é o desafio que vai ser lançado aos que quiserem participar no Concurso Internacional de Ideias para a Dinamização do Rio nas Margens do Médio Tejo. A sessão pública de apresentação do concurso, que surge na sequência dos investimentos já realizados no âmbito do programa Valtejo e tendo em vista o próximo Quadro Comunitário de Apoio, tem lugar na próxima segunda-feira, dia 6, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.
Com uma componente internacional, o concurso vai promover a concepção de um projecto de intervenção numa extensão de 24 quilómetros nas margens do Tejo, delimitada pelo açude insuflável de Abrantes a norte e pelo parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha a sul.
Criar uma identidade em torno do rio, contribuir para um maior desenvolvimento de toda a região, promover e qualificar a imagem da região do Tejo, potenciar a vertente turística e económica e consolidar os investimentos no âmbito do Parque Almourol e Aquapolis são as consequências esperadas desta iniciativa que perspectiva o desenvolvimento de uma região viva ligada pelo Tejo.
Este concurso resulta do trabalho de parceria entre os municípios de Abrantes, Chamusca, Constância e Vila Nova da Barquinha e do Gabinete Técnico de Apoio do agrupamento de municípios de Abrantes, Parque Almourol, Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Sul, ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, Charneca – Associação para a Promoção Rural da Charneca Ribatejana e TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.
20 mil euros para o primeiro prémio
Em jogo, para além das ideias e das respectivas consequências, estão cerca de 50 mil euros. Ao primeiro classificado vão ser atribuídos 20 mil euros, ao segundo 10 mil euros e ao terceiro 5 mil euros. Os trabalhos mencionados vão receber um total de 10 mil euros.
Gonçalo Byrne é presidente
Júri de Excelência
Nomes de excelência da arquitectura nacional e espanhola constituem o júri do concurso. O arquitecto Gonçalo Byrne, que inaugura uma exposição da sua obra no Centro Cultural de Belém este mês, é o presidente do júri constituído ainda pelo arquitecto Luís Moreno Mansilla, co-autor do Museu de Arte Contemporânea de Leon. Fazem ainda parte do júri o arquitecto Manuel Aires Mateus e o arquitecto paisagista João Ferreira Nunes, assim como um representante da CCDRLVT, um representante dos municípios de Abrantes, Constância e Vila Nova da Barquinha e o representante das associações de desenvolvimento local.
Para mais informações:
Site: www.concursotejo.pt ou contactar a Tagus através do número 241372180