Notícias
INOVAÇÃO MUNDIAL NO PORTOCARTOON
O Museu Nacional da Imprensa vai lançar, no dia 1 de Novembro, a nível mundial, a votação on-line “Prémio do Público” para escolha do melhor cartoon do VIII PortoCartoon-World Festival.
O Museu Nacional da Imprensa vai lançar, no dia 1 de Novembro, a nível mundial, a votação on-line “Prémio do Público” para escolha do melhor cartoon do VIII PortoCartoon-World Festival.
Uma urna virtual colocada no Museu Virtual do Cartoon, em www.cartoonvirtualmuseum.org, vai permitir que os cibernautas votem no seu cartoon preferido. A escolha será feita entre os melhores trabalhos do VIII PortoCartoon, seleccionados pelo júri internacional do concurso, presidido pelo famoso cartunista francês. G. Wolinski.
Os 29 cartoons candidatos (três premiados, treze menções honrosas e treze finalistas) que podem ser vistos em pormenor no momento da votação, foram feitos por artistas de países tão diferentes como o Azerbeijão, a Bélgica, o Brasil, a Eslováquia, a Polónia, a Roménia, a Rússia, a Servia e Montenegro, a Suécia, a Turquia, a Ucrânia e o Uzbequistão. Os portugueses Santiago e Augusto CID (colaborador do Semanário SOL) também estão em votação.
Para além do tema principal do PortoCartoon deste ano, “A Desertificação e Degradação da Terra”, os trabalhos, que disputam o prémio do público, abordam os “Cartoons de Maomé”, a Liberdade de Imprensa, e a Paz em geral.
O autor mais votado será convidado, pela organização do PortoCartoon, para uma exposição individual em 2007.
Esta inovação mundial no PortoCartoon conta já com a adesão da FECO (Federation of Cartoonists’ Organisations) que vai colocar no seu site (www.fecoweb.org) um link para que os seus associados participem na votação. A FECO é a mais importante organização internacional de cartunistas representando mais de 2000 artistas de 30 países. Outras organizações de cartunistas com forte presença no ciberespaço também vão integrar este projecto.
Uma votação idêntica decorre, desde Junho, na Galeria Internacional do Cartoon, do Museu Nacional da Imprensa, onde está patente a exposição do VIII PortoCartoon. Os visitantes podem votar no local, em boletins próprios produzidos para o efeito.
A votação vai decorrer até 31 de Dezembro, na sede do Museu e no Museu Virtual do Cartoon (www.cartoonvirtualmuseum.org)
PortoCartoon no pódio mundial
O PortoCartoon-World Festival é um concurso internacional de caricatura, organizado anualmente pelo Museu Nacional da Imprensa e considerado pela FECO um dos três mais importantes do mundo. O tema deste ano foi escolhido em sintonia com a ONU que declarou 2006 como Ano Internacional da Desertificação.
Para além dos trabalhos em votação, nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, podem ser apreciados os restantes 220 desenhos que fazem parte do oitavo PortoCartoon.
Os trabalhos expostos mostram com humor e sátira como nas últimas décadas têm vindo a degradar-se as condições de vida e como o nosso planeta se encontra ameaçado por múltiplas violações ao equilíbrio terrestre, facto que afecta a qualidade de vida de milhões de cidadãos.
Em paralelo com o PortoCartoon, podem ser vistas as mostras internacionais de cartoon: “Vencedores da FECO” (Inglaterra) e “Humor de Piracicaba” (Brasil). No seu conjunto, o público pode apreciar mais de 450 cartunes distribuídos por 800 m2.
As exposições estão patentes ao público até 31 de Dezembro no horário habitual do Museu Nacional da Imprensa: todos os dias entre as 15h e as 20h.