Notícias
DOURO JAZZ 2006
A edição de 2006 do Douro Jazz – Festival Internacional encerrou no passado sábado, 21 de Outubro, com um memorável concerto de Jean-Luc Ponty a que assistiram mais de 500 pessoas, de vários pontos do País e da vizinha Espanha.
A edição de 2006 do Douro Jazz – Festival Internacional encerrou no passado sábado, 21 de Outubro, com um memorável concerto de Jean-Luc Ponty a que assistiram mais de 500 pessoas, de vários pontos do País e da vizinha Espanha. O célebre violinista francês fez-se acompanhar de quatro extraordinários músicos: William Lecomte (pianista com uma promissora carreira individual), nos teclados, Guy Akwa Nsangué (virtuoso músico do Senegal), no baixo eléctrico, Thierry Arpino (com uma prestação notável), na bateria e Moustapha Cissé, na percussão. Antes do espectáculo, evocando a estreita relação do Festival com a região vinícola do Douro, a cujas Comemorações dos 250 anos o Douro Jazz se associou, foi oferecido aos visitantes do Teatro de Vila Real um Portonic pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.
Mas este foi apenas o momento mais alto de um conjunto de concertos de especial qualidade. Passaram pelos palcos do Douro Jazz na Régua, em Vila Real e em Chaves formações como o Sexteto de Mário Barreiros, a Amsterdam Klezmer Band, Lee Konitz, com a Orquestra de Jazz de Matosinhos, Caroyn Leonhart e Wayne Escoffery e a banda espanhola Dixiemulando, entre muitos outros.
Aos 30 concertos do Douro Jazz 2006, que decorreu de 22 de Setembro a 21 de Outubro, assistiram 3.857 espectadores, registando a maioria dos espectáculos lotação esgotada. O Festival é organizado pelo Teatro de Vila Real, tendo como parceiros o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e a Associação Chaves Viva, e do programa constam várias iniciativas paralelas no âmbito das exposições e da literatura. Este ano foram também lançadas as colheitas de 2004 e 2005 do vinho Douro Jazz, uma produção Lavradores de Feitoria.