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DIVULGAÇÃO TURÍSTICA DA CIDADE DE BRAGA

O Município de Braga propõe-se instalar no próximo ano uma rede de quiosques multimédia para divulgação dos pontos de interesse turístico do concelho. A proposta, subscrita por Mesquita Machado, é uma das que dá corpo ao plano de actividades para a área do Turismo, a votar em próxima reunião do Executivo.

Proposta de plano de actividades para a área do Turismo

BRAGA PRIVILEGIA PLATAFORMAS DIGITAIS
PARA A DIVULGAÇÃO TURÍSTICA DA CIDADE

O Município de Braga propõe-se instalar no próximo ano uma rede de quiosques multimédia para divulgação dos pontos de interesse turístico do concelho. A proposta, subscrita por Mesquita Machado, é uma das que dá corpo ao plano de actividades para a área do Turismo, a votar em próxima reunião do Executivo.

Este conjunto de plataformas digitais, que pode chegar à dezena e meia, tem o primeiro objectivo de potenciar a promoção turística de Braga, induzindo no utilizador a vontade de visitar espaços de particular interesse para o visitante.

Além de proporcionar o acesso à “rede mundial de computadores”, estes terminais multimédia, cujo modelo será ainda desenvolvido, incluirão vasta informação, não só de natureza turística, mas também sobre a cidade de Braga enquanto capital de uma região de particular interesse e atractividade turística.

As plataformas em referência deverão situar-se em locais urbanos de grande circulação, desde logo o Posto Municipal de Turismo, os principais edifícios municipais no Centro Histórico, Estação de Caminhos-de-Ferro, Central Rodoviária de Braga e os vários museus da cidade.

Alguns destes terminais – assim se prevê – deverão funcionar como “hot-spots”, permitindo o acesso “wi-fi”, potenciando também desta forma o acesso às tecnologias de informação e comunicação.

Este projecto – refira-se – decorre da iniciativa “BragaDigital”, inserida no Programa “Cidades e Regiões Digitais”.

Procurando atender a objectivos como a diversificação e melhoria da divulgação turística da cidade ou o envolvimento numa oferta qualificada e personalizada que respeite a especificidade cultural de Braga, o Pelouro Municipal do Turismo inscreve ainda no seu plano a divulgação, no sítio digital do Município, dos roteiros turísticos da cidade, facilitando o acesso a informações sobre o património arquitectónico, religioso e turístico de Braga.

A par da evocação de datas como o “Dia Mundial do Turismo” ou o “Dia Mundial de Direitos do Consumidor”, esta proposta de plano aponta a elaboração, no Posto Municipal de Turismo, de montras temáticas em épocas como a Semana Santa, São João e Natal, bem como a cedência deste espaço para exposições particulares de pintura, artesanato e outras actividades relevantes da comunidade.

Na prossecução do objectivo que visa a intensificação de parcerias públicas e privadas, que permitam maior transversalidade nas políticas de desenvolvimento turístico para a cidade, o Município predispõe-se a colaborar com outras entidades, cujos projectos se apresentem vocacionados para a promoção local.

Fundamentada na identidade cultural e no vasto património histórico da cidade, a política de turismo proposta diz-se «orientada para o desenvolvimento sustentável de uma actividade cada vez mais importante para a região», em que o património historico-cultural e o ambiente se assumem como áreas fundamentais.

«O cenário previsível para os próximos anos afigura-se animador, pois os fluxos turísticos estão em franco crescimento; pretende-se consolidar um turismo sustentável que responda às necessidades de desenvolvimento local, bem como à atracção de visitantes, quer nacionais, quer estrangeiros», afirma-se.

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