Notícias
CLUBE DE IMPRENSA REAPARECE COM DEBATES NA RTP-A DOIS
O Clube de Imprensa regressa à RTP no próximo dia 18 com um programa quinzenal de debate que será transmitido pela DOIS, à Quarta-Feira, à noite.
O Clube de Imprensa regressa à RTP no próximo dia 18 com um programa quinzenal de debate que será transmitido pela DOIS, à Quarta-Feira, à noite.
O programa, que terá como moderadora a jornalista Teresa de Sousa, é coordenado por Francisco Azevedo e Silva e obedecerá a um figurino em que serão privilegiados os grandes temas que preocupam as sociedades contemporâneas e, em particular, a sociedade portuguesa, num formato com cerca de uma hora e que incluirá, também, depoimentos de personalidades conexas com as propostas em análise.
Na edição de estreia o tema escolhido coloca a questão: O Ocidente estará ou não em declínio? Esta abordagem abrange áreas diversas, no plano social, económico e cultural, atravessadas, por questões tão complexas como os vários fundamentalismos, designadamente religiosos, as imigrações ilegais descontroladas, a fragilidade das lideranças ou o condicionamento das liberdades individuais face à ameaça do terrorismo.
Em estúdio estarão para participar neste debate José Pacheco Pereira, Joaquim Aguiar e Marçal Grilo.
Nesta nova fase, o Clube de Imprensa na RTP- A DOIS, sem excluir a reflexão sobre a Sociedade de Informação nos seus múltiplos aspectos - e a forma como os media intervém ou influenciam o tecido social e os modelos e tendências no exercício do jornalismo -, adoptará, de acordo com os seus responsáveis, um perfil de geometria variável, procurando aprofundar e enquadrar assuntos de relevante importância no espaço público.
Recorde-se que o Clube Português de Imprensa, que assume a produção do programa no quadro de uma parceria com a RTP-A DOIS, é uma Associação fundada por jornalistas e gestores de empresas jornalísticas, que está, neste momento, a comemorar o 25º aniversário. No espaço de um ano, é a segunda parceria que concretiza, no âmbito de um projecto de relançamento. A primeira, foi celebrada com o Centro Nacional de Cultura.