Notícias
CICLOS DE CONFERÊNCIAS NAS ESCOLAS
A International Friendship League Portugal apresenta esta acção, a realizar de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2007. Sensibilizar os estudantes para a multiplicidade de oportunidades de carreira propiciadas pelo sistema educativo, realçando a importância da educação não formal e, sobretudo, a complementaridade entre ambos.
A International Friendship League Portugal apresenta esta acção, a realizar de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2007.
CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA
Sensibilizar os estudantes para a multiplicidade de oportunidades de carreira propiciadas pelo sistema educativo, realçando a importância da educação não formal e, sobretudo, a complementaridade entre ambos. A carreira é decisivamente influenciada pelas escolhas feitas pelos alunos relativamente ao estabelecimento de ensino, assumindo particular relevância o esclarecimento face às potencialidades de cada curso – estabelecimento de ensino – mercado de trabalho.
METODOLOGIA
A iniciativa dirige-se a alunos do 9º ao 12º ano de escolaridade, que é a fase em que estes deverão tomar uma decisão relativamente à área escolar/profissional a seguir. No intuito de reunir um leque de experiências e conhecimentos aptos a responder às dúvidas dos estudantes, serão convidados professores e ex-alunos de escolas profissionais, institutos politécnicos, universidades, orientadores escolares e membros de associações juvenis, cuja experiência profissional é influenciada pela sua experiência neste tipo de organizações. A acção inicia-se em Janeiro de 2007 com uma divulgação junto dos Conselhos Directivos de algumas Escolas em vários pontos do país, visando a disponibilização de espaços físicos e meios informáticos necessários à realização das conferências e a facilitação dos contactos com o corpo docente.
QUEM PODE PARTICIPAR NO PROGRAMA?
Jovens de todo o país.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
A IFL prevê a presença milhares de jovens nos encontros a realizar em diversos locais.
OBJECTIVO
Face à democratização do ensino, a educação não formal tem vindo a adquirir uma importância crescente no curriculum vitae de qualquer candidato a emprego, constituindo um factor de diferenciação. O voluntariado, o associativismo, além de elementos dinamizadores de uma cidadania mais participada e responsável, revelam características altamente valorizadas pelo mercado de trabalho: iniciativa, capacidade de trabalho em equipa, adaptabilidade, disponibilidade. Este tipo de actividades permite ainda aceder a um novo leque de oportunidades de emprego e carreira, nomeadamente em ONG´s e organismos internacionais.
International Friendship League - Portugal
Rua Ruy de Sousa Vinagre, 2 2890-017 Alcochete