Notícias
CÂMARA DE FAMALICÃO OFERECE LIVROS ESCOLARES A 7.500 CRIANÇAS DO 1º CICLO
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai oferecer manuais escolares a todas as crianças que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, suavizando, assim, os orçamentos das famílias famalicenses com os habituais encargos escolares.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai oferecer manuais escolares a todas as crianças que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, suavizando, assim, os orçamentos das famílias famalicenses com os habituais encargos escolares. A medida que surge no seguimento da política municipal “Educação para Todos” irá abranger um universo de 7.500 crianças, implicando um investimento municipal de cerca de 220 mil euros.
Para o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, “esta medida de grande alcance social consagra o princípio de uma educação básica, universal e gratuita”. “ Em Vila Nova de Famalicão, a aposta na educação faz-se construindo nas escolas, equipando e reabilitando o parque escolar existente, apoiando actividades curriculares e extra-curriculares de todos os níveis de ensino, e, também oferecendo manuais às crianças do 1.º ciclo”, acrescenta ainda o autarca.
Ao todo serão distribuídos mais de 35 mil manuais e fichas escolares, das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e respectivas fichas de apoio, de acordo com as indicações dadas pelos diversos agrupamentos de ensino do concelho.
“Numa atitude pioneira, decidimos oferecer os livros e fichas de apoio, tornando o ano escolar 2006-2007 muito mais económico para as famílias famalicenses, que têm crianças a frequentar os primeiros quatro anos da escolaridade obrigatória”, refere Armindo Costa. E acrescenta: “Investindo cerca de 220 mil euros, a Câmara Municipal suaviza os orçamentos familiares e promove uma Educação para Todos. Porque todas as crianças são iguais e merecem as mesmas oportunidades”.
O processo de distribuição dos manuais pelas 84 escolas do 1º Ciclo do concelho, do ensino público e privado, será colocado em marcha pelos serviços municipais da Educação logo que o ano lectivo inicie.