Notícias
O CONTADOR DE HISTÓRIAS
"Neuróbica" e "Histórias do tempo em que não havia telemóvel" são os dois novos projectos d'O Contador de Histórias, dirigidos a crianças.
GINASTICAR A MENTE COM "NEURÓBICA"
Pequenas histórias e exercícios podem ajudar a estimular o raciocínio, como se de um ginásio para a mente se tratasse. Baseada nos últimos avanços das Neurociências, esta é a nova proposta d’O Contador de Histórias e tem como objectivo desenvolver as competências cognitivas da criança, de uma forma divertida e gratificante, promovendo o auto-conhecimento.
Desenvolvido por uma psicóloga clínica, "Neuróbica" pode ser desenvolvida em escolas, infantários, centros de ocupação de tempos livres ou bibliotecas. São estimuladas as vertentes da memória, atenção, concentração, raciocínios lógico, verbal e espacial, bem como o desenvolvimento da auto-estima.
A "Neuróbica" (ou Neurofitness) é um conceito relativamente recente. O aparecimento de novos jogos, CD-rom’s ou mesmo consolas repletas de exercícios com o objectivo de estimular e desenvolver a memória, a atenção, a concentração, o raciocínio verbal e espacial, é fruto do desenvolvimento das Neurociências e tem como grande exemplo o interesse despertado pelo Sudoku.
"Neuróbica" é uma actividade que estará disponível no ano lectivo 2006/2007. Toda a informação e metodologia pode ser consultada em http://www.ocontadordehistorias.com/neurobica.htm.
"HISTÓRIAS DO TEMPO EM QUE NÃO HAVIA TELEMÓVEL"
Telemóveis, televisão a cores, computadores ou consolas de jogos são objectos que fazem parte da vida das crianças de hoje. Estão tão habituadas a estes elementos que nem imaginam que, até há bem pouco tempo, eles não faziam parte do quotidiano infantil.
O novo espectáculo "Histórias do tempo em que não havia telemóvel" parte do conceito de "quando os animais falavam" e é uma proposta do Grupo O Contador de Histórias para crianças dos 6 aos 10 anos. São contadas histórias cuja realidade remete para um tempo que pode não ser longínquo mas que está desfasado da realidade actual dos mais pequenos.
Utilizam-se contos tradicionais e literários, ensinam-se algumas técnicas de construção de brinquedos reutilizando desperdícios e aborda-se a aceitação das diferenças, lembrando como em muitos locais as crianças ainda vivem, hoje, no "tempo em que não havia telemóvel".
Esta acção foi concebida por Filipe Lopes especialmente para escolas e bibliotecas.
O Grupo O Contador de Histórias desenvolve há cerca de uma década um trabalho de promoção da leitura, em permanente itinerância pelo país. Colabora com entidades como o Instituto do Livro, Ministério da Cultura, Fundação do Gil, Ass. Professores e Português ou Ass. de Profissionais de Educação de Infância, entre outras.
O Contador de Histórias
Apartado 139
2304-909 Tomar
Tel.: 91 8569662 | 91 2568944 | 91 4961072
Correio electrónico: geral@ocontadordehistorias.com
Internet: www.ocontadordehistorias.com
Blog: http://historiasdocontador.blogspot.com