Notícias
PISCINAS MUNICIPAIS COBERTAS E CENTRO DE ESTÁGIOS DE FURNAS
Câmara da Povoação e Empresas Municipais avançam com a construção das Piscinas Municipais Cobertas e do Centro de Estágios de Furnas
Câmara da Povoação e Empresas Municipais avançam com a construção das Piscinas Municipais Cobertas e do Centro de Estágios de Furnas
Hoje, dia 25 de Agosto, foram lançadas as primeiras pedras de dois grandes investimentos para o Concelho da Povoação: são eles o Complexo de Piscinas Municipais Cobertas e o Centro de Estágios de Furnas, infaestruturas no valor global de 8 milhões de euros.
No decorrer da cerimónia das Piscinas, o Presidente da Câmara sublinhou o carácter social, cultural, desportivo e recreativo do empreendimento fruto de um avultado investimento autárquico. O autarca frisou que o empreendimento vai primar pela qualidade, valorizando um conjunto de valências que, aliadas à saúde e ao bem-estar, irá trazer muitos visitantes ao concelho para além de proporcionar uma melhoria da qualidade de vida aos munícipes, o que vai necessariamente contribuir como factor decisivo para a fixação dos jovens no concelho. Já nas Furnas o edil salientou, igualmente, o valor do investimento e a sua importância, em particular, para as Furnas e, em geral, para o concelho e para a ilha de São Miguel. Na opinião do mesmo, esta será uma obra que, conjugada com outras potencialidades que a freguesia e o concelho já usufruem, transformará o município da Povoação num dos mais procurados do arquipélago açoriano e até do continente português. Para além disso, na sua opinião, o Complexo Desportivo de Furnas vai ajudar a colmatar a época baixa fazendo como que seja cada vez mais apetecível ir ao Vale Formoso em qualquer altura do ano, acabando com a sazonalidade, para os empresários dos vários ramos envolvidos directa e indirectamente no Turismo.
O mesmo discurso foi proferido pelo presidente de Junta de freguesia de Furnas e pelo Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Povoadesp, entidade que, em parceria com a Espaço Povoação, levará a cabo as obras e gestão dos novos investimentos.
Nas cerimónias estiveram presentes várias personalidades ligadas aos projectos, desde gabinetes técnicos, empreiteiros, associados das empresas municipais Povoadesp e Espaço Povoação, até presidentes de Junta, vereadores, deputados municipais, entre outros.
Há muito aguardado pelos povoacenses, os empreendimentos que agora entram em construção vêem dar outro desenvolvimento ao concelho. No caso das Piscinas municipais cobertas estas integram-se na zona desportiva da Povoação junto ao Complexo Desportivo da Povoação, ficando adaptadas no contexto da paisagem verde. O edifício vai ficar implantado no prolongamento da encosta do monte existente como um leito de lava de um vulcão, de cor negra, que solidifica e forma uma fajã enquanto que a fragmentação do edifício em vários volumes, de diferentes dimensões, simboliza a descida do leito de lava, que solidificou de uma forma irregular formando maciços de basalto, muito habituais na paisagem açoriana.
O Complexo será organizado por oito áreas diferentes: Átrio e Acesso, Balneários de Utentes, Balneários dos Funcionários, Áreas de Apoio às Piscinas e Zonas Técnicas, Piscinas, Administração, Bar/Restaurante e Zona para o Público. As piscinas propriamente ditas serão divididas em dois tanques: um de aprendizagem e outro de competição, estando de acordo com as regras estabelecidas pelo Instituto Nacional de Desporto e segundo a directiva CNQ 23/93. Para além disso e, acordo com as exigências legais, tendo em conta as características técnicas específicas deste equipamento, foi necessário recolher pareceres de diversas entidades, nomeadamente da Direcção Regional de Educação Física e Desporto, da Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, da EDA, da PT Comunicações, do Delegado de Saúde Concelhio e dos Serviços Técnicos camarários.
Por sua vez, os trabalhos do Centro de Estágios de Furnas vão ser concentrados, numa primeira fase, na beneficiação do arruamento principal, bem como na rede de esgotos, na rede de água e no projecto das infraestruturas para as instalações eléctricas e telecomunicações. Depois será a vez da construção do Complexo propriamente dita. Está prevista, para além da total remodelação do Campo de Jogos de Santana, a edificação de um Pavilhão onde poderão ser praticadas diversas modalidades desportivas, de um Polidesportivo e de Campos de Ténis.
O projecto tem, assim, em vista dotar o Concelho da Povoação com um equipamento desportivo que sirva as necessidades e requisitos necessários à prática profissional das seguintes modalidades: futebol, andebol, basquetebol, voleibol, futsal, hoquei em patins, ginástica desportiva e ténis. Em paralelo, este equipamento terá também um carácter formativo, dando apoio a escolas, a associações desportivas e recreativas e ao público em geral.