Notícias
MUSEU DA IMPRENSA FAZ DESCENTRALIZAÇÃO CULTURAL
O Humor e a História marcam as actividades do Museu Nacional da Imprensa neste Verão, apresentando exposições em seis cidades diferentes, desde a Capital até ao Minho. Com um total de onze mostras, sete das quais fora de portas, aquele museu reforça a política de descentralização cultural que tem vindo a praticar.
O Humor e a História marcam as actividades do Museu Nacional da Imprensa neste Verão, apresentando exposições em seis cidades diferentes, desde a Capital até ao Minho. Com um total de onze mostras, sete das quais fora de portas, aquele museu reforça a política de descentralização cultural que tem vindo a praticar.
Em Lisboa, o humor marca presença no Ministério das Finanças, com a exposição do VII PortoCartoon-World Festival: Humor e Sociedade. A mostra é constituída por mais de 200 desenhos e apresenta os trabalhos premiados, as menções honrosas atribuídas e os melhores desenhos seleccionados de mais de mil concorrentes de todo o mundo. Ainda na Capital, pode ser vista, na Galeria do Diário de Notícias, a exposição “Rodrigues Sampaio: o jornalista e o político através da imprensa”. Trata-se de uma exposição documental evocativa de António Rodrigues Sampaio (1806-1882), quando se celebra o bicentenário desta personalidade que marcou o Séc. XIX. Produzida pelo Museu Nacional da Imprensa e organizada em parceria com o Diário de Notícias, a exposição é composta por dezenas de peças, muitas delas originais da época.
Sob a perspectiva humorística, pode ser apreciada em Esposende, terra natal de Rodrigues Sampaio, a mostra “Sampaio no humor de Bordallo”. Alvo predilecto do lápis corrosivo de Rafael Bordallo Pinheiro, como todas as grandes figuras da época, Rodrigues Sampaio foi satirizado em vários números do jornal humorístico António Maria, sobretudo em 1881, quando presidiu ao Conselho de Ministros. As primeiras caricaturas deste político estão patentes nesta mostra, produzida pelo Museu da Imprensa para a autarquia de Esposende.
Até domingo, dia 27, pode ser vista na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, a exposição “Impressões Fotográficas”. Composta por cerca de 40 fotografias sobre o espólio do Museu Nacional da Imprensa, a mostra resulta de um desafio lançado pelo museu a oito fotógrafos: Alfredo Cunha, Augusto Baptista, Francisco Ávila, Gaspar de Jesus, Jorge Viana Basto, João Paulo Sottomayor, Pereira de Sousa e Ricardo Fonseca. Em Celorico de Basto, pode ser visitado o Núcleo do Museu Nacional da Imprensa, instalado junto à Biblioteca Municipal.
A Estação da CP de Braga mostra ao público o “Riso do Mundo”. Centenas de pessoas podem ver diariamente o melhor do PortoCartoon-World Festival espalhado pelas paredes daquela estação de comboios. Na Invicta, está patente até 6ªfeira, dia 25, a mostra “Vinho do Porto no humor mundial” no Palácio da Bolsa (na Ribeira). Podem ser vistos mais de meia centena de cartoons sobre o maior “embaixador” português que assinala, este ano, os 250 anos da criação da região demarcada do Douro. Esta exposição, do Museu da Imprensa, resulta do Prémio Especial Vinho do Porto, criado na edição deste ano do PortoCartoon-World Festival.
Ainda no Porto, nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, podem ser visitadas quatro mostras. A oitava edição do PortoCartoon-World mostra mais de 250 cartoons, nomeadamente os trabalhos premiados, as menções honrosas atribuídas e os melhores desenhos seleccionados pelo júri internacional do concurso. Integradas no PortoCartoon deste ano, estão as mostras internacionais de cartoon: “Vencedores da FECO” (Inglaterra) e “Humor de Piracicaba” (Brasil) com cerca de 200 cartoons patentes. No seu conjunto, os visitantes daquele museu podem apreciar, até final do ano, mais de 450 cartunes distribuídos por 800 m2. Para ver há ainda a exposição permanente de maquinaria gráfica “Memórias Vivas da Imprensa”.
Ainda no âmbito do PortoCartoon pode ser visto on-line o Museu Virtual do Cartoon (http://www.cartoonvirtualmuseum.org/). Propriedade do Museu Nacional da Imprensa pretende ser visto como um espaço dinâmico que valorize a linguagem universal do cartoon, na “linha de excelência do humor” que tem marcado o PortoCartoon, considerado pela FECO (Federation of Cartoonists’ Organisations), um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, o que coloca Portugal no pódio dos concursos internacionais de caricatura.
O Museu Nacional da Imprensa fica situado a montante da Ponte do Freixo e pode ser visitado todos os dias (incluindo domingos e feriados) no seu horário habitual: 15h-20h.