Notícias
CASA DE CHÁ DA BOA NOVA E PISCINA DAS MARÉS, EM MATOSINHOS
O IPPAR – Instituto Português do Património Arquitectónico – classificou duas das obras arquitectónicas de Álvaro Siza Vieira, a Casa de Chá da Boa Nova e a Piscina das Marés como monumentos nacionais.
Casa de Chá da Boa Nova e Piscina das Marés
classificadas pelo IPPAR como monumentos nacionais
O IPPAR – Instituto Português do Património Arquitectónico – classificou duas das obras arquitectónicas de Álvaro Siza Vieira, a Casa de Chá da Boa Nova e a Piscina das Marés como monumentos nacionais.
Nascido no concelho de Matosinhos, este famoso arquitecto projectou-se para o mundo através dos traços arrojados das suas obras e, ao mesmo tempo, conciliadores com o ambiente circundante. Foi no nosso concelho que deixou alguns dos trabalhos mais emblemáticos da sua carreira. São os casos da Piscina das Marés e da Casa de Chá da Boa Nova, duas obras magníficas que podem ser apreciadas na marginal de Leça da Palmeira.
Ambas são obras do final da década de 50, a Casa de Chá de 1958 e a Piscina de 1961, enquadrando-se de forma exemplar nos locais e paisagens onde estão implantadas.
A Piscina das Marés surge harmoniosamente sobre as rochas da praia de Leça da Palmeira, como se a natureza a tivesse lá colocado. O mesmo acontece com a Casa de Chá da Boa Nova. Habilmente construída entre as rochas, proporciona um convívio próximo com o Oceano Atlântico que parece que entra por ela dentro. Este ex-libris da cidade foi mandada construir pelo Presidente da Câmara Eng. Pinto de Oliveira em 1958-63 num período de transição da Arquitectura Portuguesa. Em 1991, a Casa de Chá foi restaurada pelo Arq. Siza Vieira. Todo o edifício foi restaurado e equipado com mobiliário, deste conceituado arquitecto, que permanece até aos nossos dias. Neste espaço, localizado por cima dos rochedos da praia, e bem perto do mar, encontrará uma calma e uma beleza incondicionais que, aliados a um serviço de excepção, proporcionar-lhe-á um prazer imenso de saborear a gastronomia concelhia.
Foi, assim, com enorme prazer que a Câmara Municipal teve conhecimento da classificação destas obras de Siza Vieira no Concelho de Matosinhos como monumentos nacionais.